Publicidade

Vídeo mostra 1ª nave Starliner tripulada acoplando-se à ISS

Por| Editado por Luciana Zaramela | 07 de Junho de 2024 às 19h29

Link copiado!

Bob Hines/NASA
Bob Hines/NASA

Na última quinta-feira (6), a nave espacial tripulada Starliner, da Boeing, chegou à Estação Espacial Internacional (ISS), que passava sobre o sul do Oceano Índico no momento do contato, às 14:34, horário de Brasília. Tanto o momento da acoplagem quanto a recepção dos astronautas foram filmados.

Primeira cápsula Starliner a carregar astronautas, ela perdeu a primeira oportunidade de acoplar quando cinco dos 28 propulsores falharam, às 13:15, horário de Brasília. O problema surgiu por conta de dois vazamentos de hélio após a nave atingir a órbita da Terra. Outro vazamento havia surgido antes do lançamento, mas não foi considerado um problema sério. 

A tripulação do ônibus espacial conseguiu recuperar quatro propulsores, permitindo retomar as atividades espaciais. A Starliner foi lançada na última quarta-feira (5), na primeira missão tripulada da companhia. O teste foi realizado com dois astronautas da NASA, agência espacial americana — Butch Wilmore e Suni Williams — que devem ficar na estação por algumas semanas.

Continua após a publicidade

Chegada da Starliner à ISS

Comentando a chegada por rádio ao controle da missão, Wilmore disse estar feliz por ligar-se à “grande cidade no céu”. Foram duas horas desde a acoplagem até a abertura da escotilha para entrada na Estação Espacial — os dois astronautas foram recebidos por sete membros da expedição atual da ISS, composta por 71 tripulantes.

Fonte: Space