Publicidade

NASA anuncia nova data para 1º voo tripulado da nave Starliner

Por| Editado por Luciana Zaramela | 20 de Maio de 2024 às 16h40

Link copiado!

NASA
NASA

O primeiro voo tripulado da nave Starliner, da Boeing, foi adiado de novo. Segundo informações da NASA publicadas na sexta (17), a agência espacial, a Boeing e a United Launch Alliance precisam de mais tempo para trabalhar na espaçonave antes de seguir com o lançamento.

Antes da mudança, a NASA havia anunciado que o lançamento não aconteceria antes do dia 21 de maio. No novo comunicado, a agência espacial informou que o tempo adicional vai permitir que as equipes corrijam o pequeno vazamento de hélio no módulo de serviço da Starliner. 

O vazamento foi observado recentemente e rendeu outra mudança no cronograma do lançamento — antes, a missão seria lançada no dia 17. No entanto, no dia 14 a Boeing anunciou que seria necessário adiá-la devido à descoberta do vazamento. 

Continua após a publicidade

Com a alteração mais recente, a missão CFT não deve ser lançada antes do sábado (25), às 16h09 no horário de Brasília. O teste de voo vai levar à Estação Espacial Internacional (ISS) os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, ambos da NASA.

O novo adiamento se junta a vários desta missão, que é bastante aguardada. Muito das expectativas se devem ao papel da Starliner: ao levar a dupla de astronautas à ISS, a Starliner vai ser certificada como um segundo veículo comercial para o transporte ao laboratório orbital.

Fonte: NASA