Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como os astronautas na ISS vão ver o eclipse solar

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Abril de 2024 às 07h00

Link copiado!

NASA
NASA

Os astronautas da NASA estão se preparando para ver o eclipse solar total na segunda-feira (8). Há 13 pessoas no espaço agora — sete delas estão na Estação Espacial Internacional (ISS), lugar mais que privilegiado para conferir o fenômeno. 

"Como vocês devem saber, a NASA programou um eclipse solar durante nosso incremento", brincou Michael Barratt, astronauta da Expedição 70/71. Ele, os astronautas Matthew Dominick, Jennette Epps e Tracy Caldwell Dyson, junto dos cosmonautas Oleg Kononenko, Nikolai Chub e Alexander Grebenkin, vão ter três chances para ver o eclipse — mas parcial, não total.

Basicamente, a ISS vai levá-los para perto do caminho da totalidade, nome dado à área em que vai ser possível ver o Sol totalmente oculto pela Lua. A melhor oportunidade de observação vai acontecer quando estiverem a oeste de Labrador, no Canadá, perto da faixa da totalidade. Ali, os astronautas vão conferir um eclipse 94% parcial, ou seja, com o disco solar quase inteiramente oculto pela Lua. 

Continua após a publicidade

Já a astronauta Loral O'Hara, o cosmonauta Oleg Novitsky e Marina Vasilevskaya, primeira cidadã da Bielorrússia a ir ao espaço, vão retornar à Terra no sábado (6). Por isso, vão perder a oportunidade de ver o evento na ISS.

Enquanto isso, os taikonautas (nome dado aos astronautas da China) Tang Hongbo, Tang Shengjie e Jiang Xinlin estão na estação espacial chinesa Tiangong, e devem voltar ao nosso planeta no fim do mês. 

Isso significa que não vão poder conferir o eclipse no espaço. É que, como a Tiangong vai estar longe demais da América do Norte, o trio não vai conseguir conferir a Lua cobrindo o Sol e nem sua sombra sendo projetada em nosso planeta.

Fonte: NASA, collectSPACE