Publicidade

Boeing lança seu 1º voo espacial tripulado nesta quarta (5); veja online

Por| Editado por Luciana Zaramela | 05 de Junho de 2024 às 10h21

Link copiado!

Boeing
Boeing
Tudo sobre Boeing

Após vários adiamentos, chegou o tão esperado dia da espaçonave Starliner, da Boeing, realizar seu primeiro voo espacial tripulado. Nesta quarta (5), a NASA e a Boeing vão lançar a missão CFT, levando os astronautas Butch Wilmore e Sunita Williams à Estação Espacial Internacional (ISS). 

A Starliner vai ser lançada pelo foguete Atlas V, da United Launch Alliance. O veículo deve deixar a plataforma da Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida, às 11h52 no horário de Brasília. Wilmore vai ser o comandante, enquanto Williams vai servir como piloto. 

O grande dia foi aguardado com muita expectativa. É que a tentativa de lançamento hoje acontece quase um mês após aquela do dia 6, a data programada originalmente pelas equipes para levar a cápsula ao laboratório orbital. 

Continua após a publicidade

Quando faltavam apenas duas horas para o lançamento, foi preciso interromper as operações. As equipes da missão identificaram uma anomalia em uma válvula no estágio superior do Atlas V, a qual precisou ser substituída.

Depois, foi detectado um vazamento de hélio em um dos propulsores do módulo de serviços da Starliner. Após resolver as ocorrências, a Boeing e a NASA realizaram uma nova tentativa de lançamento em 1º de junho; no entanto, foi preciso adiar a missão novamente em função de um problema no computador dos equipamentos para o lançamento. 

Tudo correndo bem, a Starliner deve chegar à ISS na quinta (6), por volta das 13h15 no horário de Brasília. A espaçonave deve passar 10 dias acoplada ao laboratório orbital, e depois, vai iniciar a viagem de volta à Terra. 

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Como ver online o lançamento da Boeing

O lançamento está programado para acontecer às 11h52 no horário de Brasília. Você pode acompanhar tudo no site NASA TV, que está exibindo a preparação para o lançamento desde 7h45.

Se preferir, também é possível assistir a missão no canal da agência espacial no YouTube, no X (antigo Twitter) e em outras redes sociais. 

Continua após a publicidade

Outra opção é acompanhar a transmissão da Boeing, disponibilizada no site da Starliner. Por fim, você pode ficar de olho nos eventos na live no site da United Launch Alliance.

Vale lembrar que a transmissão vai ser interrompida pouco após a Starliner entrar na órbita da Terra.