Boeing adia voo tripulado da nave Starliner após novo vazamento
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |
O aguardado voo tripulado da nave Starliner foi adiado outra vez. A Boeing anunciou nesta terça (14) que o teste de voo não deve acontecer antes de 21 de maio devido a um vazamento de hélio no módulo de serviços da cápsula. Até então, a missão estava programada para sexta (17).
- Essas são as naves espaciais que vêm levando humanos ao espaço há seis décadas
- Voo tripulado da Starliner é adiado de novo pela Boeing
A Boeing e a NASA planejavam lançar a missão Crew Flight Test (CFT) em 6 de maio, mas quando faltavam duas horas para o foguete Atlas V deixar o solo, tiveram que mudar os planos. O motivo foi uma válvula que falhou no estágio superior do foguete.
Segundo a Boeing, o componente foi substituído e agora está se comportando normalmente. Já o vazamento de hélio está relacionado a um "flange em um único propulsor do sistema de controle de reação" no módulo de serviço da Starliner.
Estes propulsores não funcionam à base de hélio, mas precisam do composto para funcionarem corretamente. “A NASA e a Boeing estão desenvolvendo testes da espaçonave e soluções operacionais para lidar com o problema”, acrescentou a empresa em um comunicado.
Agora, o lançamento está programado para acontecer às 17h43 no horário de Brasília a partir das instalações da Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida. Quando a CFT for lançada, vai levar os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore à Estação Espacial Internacional (ISS).
Este vai ser o terceiro voo da Starliner — os dois anteriores foram missões não-tripuladas também enviadas à ISS. Se tudo correr bem, a Starliner vai ser certificada para levar astronautas da NASA ao laboratório orbital, trazendo-os de volta em segurança.
Fonte: Starliner