Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Boeing adia voo tripulado da nave Starliner após novo vazamento

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Maio de 2024 às 17h17

Link copiado!

Bob Hines/NASA
Bob Hines/NASA

O aguardado voo tripulado da nave Starliner foi adiado outra vez. A Boeing anunciou nesta terça (14) que o teste de voo não deve acontecer antes de 21 de maio devido a um vazamento de hélio no módulo de serviços da cápsula. Até então, a missão estava programada para sexta (17). 

A Boeing e a NASA planejavam lançar a missão Crew Flight Test (CFT) em 6 de maio, mas quando faltavam duas horas para o foguete Atlas V deixar o solo, tiveram que mudar os planos. O motivo foi uma válvula que falhou no estágio superior do foguete.

Segundo a Boeing, o componente foi substituído e agora está se comportando normalmente. Já o vazamento de hélio está relacionado a um "flange em um único propulsor do sistema de controle de reação" no módulo de serviço da Starliner. 

Continua após a publicidade

Estes propulsores não funcionam à base de hélio, mas precisam do composto para funcionarem corretamente. “A NASA e a Boeing estão desenvolvendo testes da espaçonave e soluções operacionais para lidar com o problema”, acrescentou a empresa em um comunicado. 

Agora, o lançamento está programado para acontecer às 17h43 no horário de Brasília a partir das instalações da Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida. Quando a CFT for lançada, vai levar os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore à Estação Espacial Internacional (ISS). 

Este vai ser o terceiro voo da Starliner — os dois anteriores foram missões não-tripuladas também enviadas à ISS. Se tudo correr bem, a Starliner vai ser certificada para levar astronautas da NASA ao laboratório orbital, trazendo-os de volta em segurança.

Continua após a publicidade

Fonte: Starliner