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Turistas espaciais japoneses voltam à Terra após 12 dias na ISS

Por| Editado por Patricia Gnipper | 20 de Dezembro de 2021 às 11h10

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NASA TV
NASA TV

O bilionário Yusaku Maezawa, seu assistente de produção Yozo Hirano e o cosmonauta Alexander Misurkin, da agência espacial russa Roscosmos, retornaram à Terra após 12 dias na Estação Espacial Internacional (ISS). Os turistas espaciais e o cosmonauta viajaram a bordo da nave Soyuz MS-20, que pousou no Cazaquistão por volta das 00h13 (horário de Brasília) desta segunda-feira (20).

Não houve transmissão da descida e pouso da cápsula e, de acordo com os oficiais russos, as condições climáticas dificultaram o acesso de helicópteros à região onde eles desceram. Felizmente, tudo correu bem e as equipes de recuperação puderam alcançá-los, ajudando o trio a sair do interior da nave em segurança. Eles mostraram um bom estado de saúde e seguiram para fazer exames médicos.

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Geralmente, as naves Soyuz retornam trazendo tripulantes que passaram pelo menos seis meses na estação. Devido ao período prolongado, eles costumam precisar de um tempo para se adaptar novamente à gravidade da Terra. Contudo, como o trio chegou à estação no dia 8 de dezembro e ficou somente 12 dias por lá, eles não pareceram ter problemas de mobilidade. Mesmo assim, eles ainda devem passar por procedimentos de reabilitação.

Juntos, Misurkin, Maezawa e Hirano ajudaram a estabelecer um novo recorde para a maior quantidade de pessoas no espaço de uma só vez. Além dos três tripulantes da Soyuz MS-20, haviam ainda os sete astronautas da Expedição 66 na ISS, os três taikonautas da missão Shenzhou-13, a bordo da estação espacial chinesa e, por fim, os seis turistas que voaram com a missão New Shepard-19, da Blue Origin.

Como foi a missão dos turistas espaciais japoneses

Maezawa tem 46 anos, é CEO da Start Today e fundador da ZOZO, um negócio online de roupas vendido para o Yahoo! Japão. Em 2018, ele pagou uma quantia significativa (mas não revelada) à SpaceX para a missão dearMoon, em que ele orbitará a Lua junto de artistas convidados a bordo do foguete Starship, da empresa. Já Hirano era da equipe de fotografia na ZOZO, e hoje atua como produtor de vídeos na Start Today.

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O voo deles foi negociado através da Space Adventures, a única empresa que leva clientes à ISS hoje em dia. Mesmo antes do lançamento da missão, Maezawa compartilhou um pouco de sua jornada através de uma série de vídeos curtos, que foram editados por Hirano e publicados em seu canal no YouTube. Depois, quando chegaram à estação, eles publicaram 14 vídeos de assuntos diversos, que iam de “moda no espaço” a “comer salgadinhos na microgravidade”.

Os vídeos foram filmados em japonês e alcançaram milhões de visualizações — o de maior alcance, onde Maezawa explica como continuará contribuindo financeiramente com quem o segue nas redes sociais, passou das 6,6 milhões de visualizações. “Se acontecer de você ser rico, e rico como eu, acredito que você deve contribuir mais e mais”, disse, acrescentando que prefere destinar o dinheiro diretamente a pessoas, ao invés de organizações.

Além de seu trabalho com os vídeos, Hirano participou de um experimento de saúde realizado em parceria com o Baylor College of Medicine, para estudar os efeitos dos voos espaciais no corpo humano. A ideia era examinar como pessoas de diferentes históricos e condições físicas respondem à viagem espacial através de dados biomédicos de Hirano, coletados antes e depois do pouso, taxa de batimentos cardíacos, saturação de oxigênio, entre outros.

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Fonte: NASA; Via: Space.comSpaceflight Now