Publicidade

Blue Origin leva mais seis turistas ao espaço suborbital e quebra novos recordes

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Dezembro de 2021 às 11h10

Link copiado!

Blue Origin webcast
Blue Origin webcast

Uma nova tripulação de seis turistas espaciais foi ao espaço suborbital com a Blue Origin. O lançamento da missão NS-19 aconteceu no último sábado (11) após dois dias de atraso em função de condições climáticas desfavoráveis, e foi o terceiro voo tripulado comercial realizado pela empresa, sendo também o primeiro a levar seis tripulantes a bordo.

O veículo New Shepard foi lançado às 12h00 (horário de Brasília), levando o ex-jogador e apresentador Michael Strahan, Laura Shepard Churchley, uma das filhas de Alan Sehpard, o primeiro astronauta norte-americano a ir ao espaço. Junto deles, estavam Dylan Taylor, Evan Dick e Cameron Bess, passageiros pagantes do voo.

Continua após a publicidade

Cerca de 10 minutos após o lançamento, o New Shepard levou os tripulantes pouco além da Linha de Kárman, uma fronteira imaginária que marca o início do espaço a 100 km de altitude. Eles puderam aproveitar cerca de três minutos da sensação de ausência de peso no interior da cápsula apelidada “RSS First Step”, conferindo também uma bela visão da Terra a 106 km de altitude.

A cápsula iniciou o retorno ao solo com a ajuda de paraquedas e acionamento de propulsores, para desacelerar e pousar suavemente. Os tripulantes foram recebidos por Jeff Bezos, fundador da Blue Origin, que já estava no local de pouso da RSS First Step para cumprimentá-los e os presentear com insígnias de asas de astronauta da Blue Origin, destinadas a cada um dos tripulantes.

Continua após a publicidade

Esta missão marcou o quinto voo da cápsula RSS First Step e do propulsor reutilizável, sendo também o 19º voo de sucesso realizado com o New Shepard desde 2015 e o 6º neste ano. “Levamos 14 astronautas ao espaço, voamos em um voo de cargas úteis da NASA que testou sensores de pouso lunar e completamos nossos voos de certificação”, comemorou Bob Smith, CEO da Blue Origin.

A empresa dedicou o voo a Glen DeVries, tripulante da missão anterior que faleceu em um acidente de avião em novembro. “Sua paixão e dedicação não serão esquecidas”, escreveu a Blue Origin, em um comunicado. “Ad astra, Glen”. Ainda segundo informações da empresa, o planejamento de novos voos tripulados e de cargas úteis no ano que vem já começou.

Novos recordes da Blue Origin

A missão NS-19 representou alguns marcos importantes para a empresa. Strahan, com 1,96 m de altura, marcou o recorde de pessoa mais alta a ir ao espaço suborbital. Além disso, ele se tornou também a primeira pessoa negra em um voo suborbital — até o momento, 16 astronautas e cosmonautas negros já estiveram em missões de maior altitude que aquela de Strahan.

Continua após a publicidade

O assento de Strahan foi pago pela Blue Origin, e ele doou o valor à instituição The Boys & Girls Club, uma organização que fornece programas voluntários para crianças e adolescentes. Já Alan Shepard fez história como o primeiro norte-americano a ir ao espaço suborbital, há 60 anos — agora, Churchley, uma das filhas de Shepard, se tornou a segunda astronauta norte-americana e a primeira filha de um viajante espacial a deixar a Terra.

Ela foi convidada pela empresa, e afirmou que “sentia como se estivesse seguindo os passos de seu pai”. Após o lançamento, ela exclamou “vamos acender esta vela!” em referência ao próprio Shepard, que disse as mesmas palavras antes do lançamento da cápsula Freedom 7, em 1961.

Já Lane Bess, fundador da Bess Ventures, e seu filho Cameron, criador de conteúdo no YouTube e Twitch, se tornaram os primeiros tripulantes “pai e filho” a ir juntos ao espaço. Ainda, Cameron foi também a primeira pessoa panssexual a ir ao espaço suborbital. “Certamente é uma honra ser uma das primeiras pessoas LGBTQ+ a ir ao espaço”, disse em uma entrevista à empresa.

Continua após a publicidade

Por fim, a tripulação da missão NS-19 foi completa por Taylor, CEO e diretor da empresa Voyager Space e Dick, engenheiro e investidor que atua como piloto voluntário na Starfighters Aerospace, uma pequena empresa pioneira no desenvolvimento de treinamentos para aviação e voos espaciais, além de pesquisas conduzidas na área.

Abaixo, você confere a transmissão completa da missão:

Fonte: Blue Origin; Via: Space.com (1, 2)