Publicidade

Turistas japoneses chegam à Estação Espacial Internacional

Por| Editado por Patricia Gnipper | 08 de Dezembro de 2021 às 11h02

Link copiado!

Roscosmos TV
Roscosmos TV

O bilionário Yusaku Maezawa, o assistente de produção Yozo Hirano e Alexander Misurkin, cosmonauta veterano da agência espacial russa Roscosmos, decolaram rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) na madrugada desta quarta-feira (8). Eles viajaram a bordo da nave Soyuz MS-20 e, segundo a Roscomos, a acoplagem da nave à estação foi concluída por volta das 10h40 (horário de Brasília).

O lançamento ocorreu às 04h38 (horário de Brasília) com um foguete Soyuz 2.1a, lançado do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Este foi o primeiro voo turístico espacial lançado para a ISS desde 2009, sendo também o primeiro que conta com dois tripulantes privados a bordo de uma nave Soyuz.

Continua após a publicidade

Tanto Maezzawa quanto Hirano são os primeiros cidadãos comuns japoneses a ir ao espaço em um voo privado desde 1990, ano em que o jornalista Toyohiro Akiyama passou quase oito noites a bordo da antiga estação Mir, da Rússia. “Eu não achava que seria capaz de ir ao espaço”, disse o bilionário, em uma entrevista coletiva antes do lançamento. “Sinto que tenho sorte de ter esta oportunidade e poder finalmente realizar meu sonho”.

O trio passará 12 dias a bordo do laboratório orbital, acompanhados pelos tripulantes da Expedição 66. Durante a estadia, o cosmonauta Misurkin servirá como o guia de Maezawa e Hirano, atuando também como o primeiro correspondente espacial da TASS, agência de notícias da Rússia. Por um acordo firmado com a Roscosmos, ele irá montar uma espécie de redação na estação.

Continua após a publicidade

Assim, Misurkin enviará diariamente informações sobre as atividades da tripulação, e seus artigos, fotos e vídeos serão publicados no site e redes sociais da TASS. Já no dia 12, ele, Maezawa e Hirano vão retornar para a Terra a bordo da Soyuz MS-20. O lançamento de hoje foi o 66º de uma nave Soyuz rumo à ISS, sendo também o 149º desde 1967.

Como será a missão dos turistas espaciais japoneses

CEO da Start Today e fundador da ZOZO, um negócio online de roupas vendido ao Yahoo! do Japão em 2018, Maezawa tem 46 anos e já pagou uma soma não revelada à SpaceX para a missão dearMoon, na qual ele planeja voar ao redor da Lua a bordo do foguete Starship, também da empresa.

Ele estará acompanhado por artistas que convidou, e a missão está programada para ser lançada em 2023. Contudo, antes da missão na Lua, ele decidiu ir à ISS primeiro para antecipar um pouco do que o aguarda na próxima empreitada.

Continua após a publicidade

Já Hirano, de 36 anos, fazia parte da equipe de fotografia na ZOZO e hoje é produtor de vídeos na Start Today. Ele costuma participar dos projetos privados de Maezawa, produzindo vídeos para o canal do bilionário no YouTube, e seu assento a bordo da nave Soyuz foi financiado por Maezawa — mas os assentos de ambos foram reservados pela Space Adventures, a única empresa privada que fecha contratos para levar seus clientes à ISS.

A experiência de Maezawa a bordo da estação será filmada por Hirano, e os materiais serão compartilhados em seu canal do YouTube. Ele preparou uma lista com 100 coisas que quer fazer no espaço com base em sugestões do público, como jogar um aviãozinho de papel o mais longe o possível, fazer uma dancinha do aplicativo TikTok e até “trazer ar” da estação.

Além das filmagens, Hirano também irá conduzir pesquisas científicas sobre a saúde humana e performance para reduzir os riscos à saúde de futuros viajantes espaciais. Os estudos serão conduzidos representando a Translational Research Institute for Space Health (TRISH), na Baylor College of Medicine, e irão incluir leituras de eletrocardiograma, testes cognitivos e uso de um dispositivo auto-refrator para a coleta de dados.

Continua após a publicidade

Fonte: Via: Space.com