Publicidade

SpaceX avança na montagem do primeiro protótipo do propulsor Super Heavy

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Março de 2021 às 16h15

Link copiado!

Reprodução/Twitter/BocaChicaGal
Reprodução/Twitter/BocaChicaGal
Tudo sobre SpaceX

Nos últimos meses, a SpaceX realizou diversos testes com protótipos do foguete Starship. Agora, a empresa se aproxima da finalização da outra parte do futuro sistema de lançamentos: em um tuíte publicado nesta quinta-feira (18), Elon Musk mostrou uma imagem do BN1 (a abreviação de "Booster Number 1"). Trata-se do primeiro protótipo do poderoso propulsor Super Heavy, que irá impulsionar o foguete Starship para sair da Terra.

Já sabíamos que, em fevereiro, metade do protótipo já havia sido construída. Agora, nesta nova imagem, é possível observar o BN1 e os mais de 30 anéis de aço que formam sua estrutura. Segundo outra publicação de Musk, este primeiro foguete é mais um protótipo pioneiro, para que a empresa estude as melhores formas de construir e transportar este estágio, que chega aos 70 m de altura. Portanto, somente o protótipo sucessor irá passar por testes de voo.

Continua após a publicidade

Ainda não há informações sobre quando o foguete será transportado para passar por testes de pressão e ignição estática. Embora a estrutura esteja bastante avançada, ainda é preciso soldar as duas partes dela, além de conectar alguns componentes. Quando estiver finalizado, o protótipo BN1 terá apenas três metros de diferença em relação ao foguete Falcon 9 ou ao Falcon Heavy, que levam o título de segundo e terceiro, respectivamente, maiores foguetes operacionais hoje. Contudo, o Super Heavy é somente o propulsor do sistema que, quando estiver totalmente montado com o estágio superior e uma espaçonave no topo, o veículo deverá chegar a 120 m de altura.

Depois que estiver pronto, o Super Heavy vai contar com cerca de 30 motores Raptor que, quando estiverem funcionando na potência máxima, é possível que o foguete seja considerado o mais poderoso já construído. Desta forma, o booster poderá levar o foguete Starship para a órbita, para transportar pessoas e cargas a destinos como a Lua e Marte. Além disso, ambos serão totalmente reutilizáveis, e a SpaceX planeja que o Super Heavy volte para a Terra para pousar verticalmente, sendo “agarrado” pela torre de lançamento.

Já o Starship poderá fazer viagens de ida e volta durante suas missões, e será poderoso o suficiente para partir sozinho de Marte e da Lua. Se tudo correr conforme o cronograma ambicioso que Musk planejou, o Starship e seu booster podem ir para a órbita terrestre logo no início de julho deste ano — mas, claro, este prazo não é fixo e está sujeito a mudanças por diversos fatores. Vale lembrar que, mesmo com este prazo tão próximo, os protótipos do foguete Starship ainda estão passando por testes, sendo que o SN10, o mais recente, pousou com sucesso, mas explodiu.

Fonte: Space.com, Teslarati