Publicidade

SpaceX já desenvolveu metade do protótipo do booster Super Heavy

Por| 05 de Fevereiro de 2021 às 13h31

Link copiado!

Reprodução/SpaceX
Reprodução/SpaceX
Tudo sobre SpaceX

Além do trabalho que vem sendo realizado com os protótipos do foguete Starship, a SpaceX parece estar avançando também no desenvolvimento do primeiro protótipo do propulsor Super Heavy: de acordo com informações do portal Teslarati, imagens feitas por drones nas instalações da empresa em Boca Chica, no Texas, mostram que o protótipo BN1 ("Booster Number 1") já está na metade da sua construção.

As imagens mostram uma grande e massiva estrutura em formato cilíndrico, feita de aço inox. Quando finalizado, o propulsor estará equipado com cerca de 30 motores Raptor, que serão capazes de fornecer quase 10 vezes o impulso dos foguetes Falcon 9. Com isso, é possível que, quando os motores estiverem operando em toda a potência, o foguete seja considerado o mais poderoso já construído.

Continua após a publicidade

Toda essa potência será necessária para que o Super Heavy consiga lançar o foguete Starship para a órbita, já que este terá bem menos motores e irá seguir para destinos como a Lua e Marte. Então, quando estiver totalmente montado, o sistema completo terá altura de 120 m — para comparação, o Starship tem menos da metade do tamanho do Super Heavy, que sozinho chegará a cerca de 70 m de altura.

O design do Super Heavy é bastante parecido com o de qualquer outro foguete alimentado por propelente líquido: o propulsor não tem revestimento externo, e a fuselagem é composta por dois tanques principais que são unidos por uma única cúpula. Apesar de ter construção diferente do Starship, ambos têm várias semelhanças de hardware, ou seja, a SpaceX pode conseguir desenvolver o booster com as mesmas ferramentas e técnicas aplicadas nos protótipos Starship.

Segundo Elon Musk, CEO da empresa, é bastante provável que, depois da realização dos testes criogênicos e de ignição estática, a SpaceX leve o booster para testes de baixa altitude que são quase como “saltos”. Por fim, ainda não está claro se a empresa irá utilizar o BN1 para tentativas de lançamentos com o Starship ou se irá seguir direto para testes com o segundo protótipo BN2, que já está em desenvolvimento.

Fonte: Futurism, Teslarati