Publicidade

Elon Musk mostra protótipo do novo e poderoso foguete Super Heavy-Starship

Por| 26 de Dezembro de 2018 às 13h34

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

O foguete Super Heavy-Starship (anteriormente chamado de BFR, mas que teve sua nomenclatura alterada em novembro), da SpaceX, está com a sua construção em pleno vapor, segundo indica foto compartilhada pelo CEO Elon Musk, publicada em sua conta oficial no Twitter. A imagem dá uma ideia razoável do tamanho do foguete, haja vista que apenas o “cone” dele parece ter algo perto de três ou quatro andares de altura, avaliando pela proporção pela qual se “apequenam” os caminhões de construção ao seu lado.

O Super Heavy-Starship vem sendo construindo com a promessa de levar passageiros em viagens comerciais ultrarrápidas pelo espaço, da Terra ao redor da Lua e cobrindo a distância do nosso planeta até Marte e voltando. Segundo Musk, o cone exibido na imagem abaixo será feito de aço inoxidável. O executivo argumenta nos comentários que sucedem a imagem que o material terá um desempenho melhor nas altas temperaturas ocasionadas pelas reentradas, ao contrário do composto de fibra de carbono comumente usado. O CEO da SpaceX também disse que o cone do foguete não será pintado, já que não há tinta que aguente o calor gerado por uma viagem e reentrada desse porte.

Continua após a publicidade

Estimativas da SpaceX dizem que o Super Heavy-Starship será consideravelmente maior e mais poderoso do que o Saturn V, o foguete da NASA que levou os astronautas da missão Apollo à Lua e que, até hoje, é o foguete mais pesado, mais alto e mais forte já colocado em operação. A fase de testes do Super Heavy-Starship deve começar em 2019, com o que o jargão da exploração espacial chama de “hopper flights” (“voo saltitante”, na tradução livre), uma forma de rotular o ato de lançar um foguete para cima, em linha reta, e imediatamente pousá-lo em seguida. A cada lançamento, o foguete vai mais e mais alto, até que outras funções possam ser testadas.

O foguete fará uso de três dos novos motores Raptor da SpaceX, os quais Musk promete serem os mais poderosos já desenvolvidos no setor, a fim de ampliar as suas capacidades de propulsão. O Super Heavy-Starship está sendo construído na base de testes da empresa no Texas.

Fonte: Elon Musk (via Twitter)