Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rover Zhurong continua adormecido em Marte — e agora sabemos por quê

Por| Editado por Patricia Gnipper | 02 de Maio de 2023 às 10h57

Link copiado!

CNSA
CNSA

O rover Zhurong ainda não despertou em Marte e, segundo Zhang Rongqiao, projetista-chefe do robô, isso parece ter acontecido porque o rover não conseguiu gerar energia suficiente para retomar suas operações. Até o momento, a China não conseguiu estabelecer comunicação com ele.

Foi em maio do ano passado que uma forte tempestade de poeira atingiu a região onde o Zhurong está. O ocorrido forçou a equipe do rover a acionar o modo de segurança dele, colocando-o em hibernação. O esperado era que voltasse às atividades em dezembro, mas isso não aconteceu: fotos tiradas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA, mostraram que o robô continuou imóvel.

Continua após a publicidade

Na última semana, Rongqiao explicou que a equipe não recebeu sinais do rover desde o início da hibernação. “Estamos monitorando-o todo dia, e acreditamos que ele não acordou porque a luz solar não que recebe não alcançou o nível mínimo para gerar energia”, observou o cientista.

Após análises, eles já têm uma boa ideia do que parece estar impedindo o rover de receber luz do Sol. “A possibilidade mais provável é que um acúmulo imprevisível de poeira de Marte levou a uma redução na capacidade de gerar energia, que é insuficiente para ele acordar”, finalizou Zhang. A boa notícia é que isso não significa, necessariamente, que o rover chegou ao fim de suas operações.

Se o acúmulo de poeira ficar 30% maior do que o esperado pelos engenheiros, o Zhurong pode despertar quando as estações mudarem em Marte; além disso, pode até acontecer de algum demônio de poeira (apelido das tempestades com fortes ventos no planeta) ajudar a limpar a poeira que está cobrindo os painéis solares dele.

Esta não é a primeira vez que a poeira marciana coloca em risco as “carreiras” dos robôs explorando o Planeta Vermelho — basta lembrar que o rover Opportunity encerrou suas operações após uma das piores tempestades de poeira já registradas. Mais recentemente, o lander InSight, que estudava a atividade sísmica de Marte, encontrou um destino semelhante.

Continua após a publicidade

Fonte: Reuters; Via: Universe Today