Publicidade

Parece que o rover Zhurong não "despertou" após hibernar em Marte

Por| Editado por Patricia Gnipper | 09 de Janeiro de 2023 às 14h06

Link copiado!

China National Space Administration
China National Space Administration

O rover Zhurong, da China, parece estar com problemas em Marte. O veículo estava hibernando na superfície do planeta e deveria ter “despertado” em dezembro, mas as equipes em solo não conseguiram retomar o contato. Além disso, os cientistas estão com dificuldades para conseguir os dados do orbitador chinês Tianwen-1, que tentaria se comunicar com o rover.

  1. Conheça o passado, o presente e o futuro do programa espacial chinês
  2. Como uma tempestade de areia acaba com uma sonda em Marte?

Em maio de 2021, o rover Zhurong pousou no Planeta Vermelho, enquanto seu "parceiro de missão" Tianwen-1 seguiu orbitando Marte. O veículo deveria “sobreviver” por apenas três meses no planeta, mas seguiu em atividade por um ano e precisou entrar em hibernação em maio do ano passado, para resistir ao inverno e às tempestades de areia.

Continua após a publicidade

Segundo fontes familiares com o programa espacial da China, o veículo já deveria ter retomado suas atividades. Os cientistas ainda não sabem exatamente o que pode ter acontecido, mas o provável é que as tempestades de areia tenham afetado a produção de energia dos painéis solares do rover.

Ainda não houve comentários oficiais sobre a situação do rover Zhurong, mas, no início do ano passado, o orbitador Tianwen-1 identificou tempestades próximas da área na qual o veículo pousou. Para completar, a radiação solar diminuiu durante o inverno marciano, o que contribuiu para afetar a energia disponível para as operações do rover.

As autoridades do país planejavam usar o orbitador para fotografar o rover e tentar contato, mas estão com dificuldades para fazer o download dos dados mais recentes. Enquanto isso, usuários amadores de rádio notaram alguns problemas quando estações de solo tentaram estabelecer contato com o Tianwen-1.

De qualquer forma, a China destaca que o rover Zhurong conseguiu completar todas as tarefas de sua missão. Isto vale também para o Tianwen-1, cuja missão foi declarada um sucesso pela Administração Nacional Espacial da China em junho de 2021. Em alguns anos, o país planeja lançar a missão Tianwen-2 para coletar amostras do asteroide 2016 HO3, uma rocha espacial com diâmetro estimado de até 100 metros.

Continua após a publicidade

Fonte: SCMP