Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rover Zhurong é colocado para "dormir" por causa de tempestade de areia em Marte

Por| Editado por Rafael Rigues | 23 de Maio de 2022 às 18h45

Link copiado!

CNSA
CNSA

O rover chinês Zhurong precisou ser colocado em “modo de segurança” após uma tempestade de areia em Marte atingir a região onde ele trabalha, conforme informado pela Administração Nacional do Espaço da China (CNSA) na última sexta-feira (20).

Na última quinta-feira (19), a CNSA divulgou as imagens mais recentes da superfície marciana registradas pela sonda Tianwen-1. Nelas, é possível observar uma intensa tempestade de areia atravessando a região de estudo do rover Zhurong, Utopia Planitia, no hemisfério norte de Marte.

Continua após a publicidade

Os cientistas responsáveis pela missão chinesa analisaram os dados recentes da produção de energia dos painéis solares do rover e observaram que Zhurong já encarava os efeitos da tempestade de areia marciana.

De acordo com a CNSA, Utopia Planitia entrou em sua temporada de inverno, e neste período as temperaturas durante o dia marciano (chamado Sol) podem chegar a -20 ºC. À noite, o frio pode superar os 100° negativos — e até meados de julho, pode ser ainda mais intenso.

A CNSA colocou o rover em um “estado de dormência” no dia 20 de maio, para que o Zhurong consiga sobreviver a esta temporada de tempestades de areia e às baixas temperaturas extremas. Nesse modo, quase todos os instrumentos e sistemas são desativados, para que toda a energia produzida possa ser usada para manter o rover aquecido. Ele “despertará” em dezembro, quando começa a primavera na região e as tempestades se acalmam.

Continua após a publicidade

Não é só o Zhurong que está enfrentando os efeitos da poeira e clima extremo de Marte. A sonda norte-americana Insight, que estuda o interior do planeta desde 2018, está com os "dias contados" devido ao acúmulo de poeira em seus painéis solares. Já o helicóptero Ingenuity interrompeu brevemente a comunicação com o rover Perseverance, pelo mesmo motivo. Ao menos neste caso, o problema parece ter sido apenas temporário.

Fonte: Mars Daily