Rover Zhurong é colocado para "dormir" por causa de tempestade de areia em Marte

Rover Zhurong é colocado para "dormir" por causa de tempestade de areia em Marte

Por Wyllian Torres | Editado por Rafael Rigues | 23 de Maio de 2022 às 18h45
CNSA

O rover chinês Zhurong precisou ser colocado em “modo de segurança” após uma tempestade de areia em Marte atingir a região onde ele trabalha, conforme informado pela Administração Nacional do Espaço da China (CNSA) na última sexta-feira (20).

Na última quinta-feira (19), a CNSA divulgou as imagens mais recentes da superfície marciana registradas pela sonda Tianwen-1. Nelas, é possível observar uma intensa tempestade de areia atravessando a região de estudo do rover Zhurong, Utopia Planitia, no hemisfério norte de Marte.

Os cientistas responsáveis pela missão chinesa analisaram os dados recentes da produção de energia dos painéis solares do rover e observaram que Zhurong já encarava os efeitos da tempestade de areia marciana.

De acordo com a CNSA, Utopia Planitia entrou em sua temporada de inverno, e neste período as temperaturas durante o dia marciano (chamado Sol) podem chegar a -20 ºC. À noite, o frio pode superar os 100° negativos — e até meados de julho, pode ser ainda mais intenso.

Panorama de Utopia Planitia pelo rover Zhurong (Imagem: Reprodução/CNSA/PEC)

A CNSA colocou o rover em um “estado de dormência” no dia 20 de maio, para que o Zhurong consiga sobreviver a esta temporada de tempestades de areia e às baixas temperaturas extremas. Nesse modo, quase todos os instrumentos e sistemas são desativados, para que toda a energia produzida possa ser usada para manter o rover aquecido. Ele “despertará” em dezembro, quando começa a primavera na região e as tempestades se acalmam.

Não é só o Zhurong que está enfrentando os efeitos da poeira e clima extremo de Marte. A sonda norte-americana Insight, que estuda o interior do planeta desde 2018, está com os "dias contados" devido ao acúmulo de poeira em seus painéis solares. Já o helicóptero Ingenuity interrompeu brevemente a comunicação com o rover Perseverance, pelo mesmo motivo. Ao menos neste caso, o problema parece ter sido apenas temporário.

Fonte: Mars Daily

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.