Publicidade

Rover chinês Zhurong já percorreu quase 2 km da superfície de Marte

Por| Editado por Rafael Rigues | 03 de Maio de 2022 às 14h00

Link copiado!

CNSA
CNSA

A Administração Espacial Nacional da China (CNSA) divulgou uma atualização sobre a missão do rover Zhurong. Segundo a agência, ele já percorreu mais de 1,9 km da superfície de Marte, desde que pousou em Utopia Planitia em maio do ano passado.

Neste último domingo (1º), o Zhurong completou 342 sóis (como são chamados os dias em Marte, que duram cerca de 40 minutos a mais do que os dias terrestres) de sua missão, a pelo menos 240 milhões de km de distância da Terra.

Continua após a publicidade

O rover chegou à órbita de Marte em fevereiro do 2021 a bordo do seu companheiro de missão, o orbitador Tianwen-1. Mas o rover só se separou do satélite três meses depois e, no dia 15 de maio de 2021, pousou na vasta planície marciana conhecida como Utopia Planitia. Sua vida útil estimada era de apenas 90 sois.

De lá para cá, o rover tem coletado amostras da superfície e uma série de imagens. Recentemente, os dados do Zhurong indicaram que a paisagem na qual ele se encontra parecer ter sido moldada pelos ventos de Marte ao longo de milhares de anos.

O Zhurong também está prestes a começar a atravessar o inverno marciano, cujas temperaturas noturnas podem cair para mais de 100 °C negativos, além de tempestades de areia que podem durar até seis meses terrestres. Segundo a CNSA, o rover foi projetado para sobreviver a todos esses desafios, então não há motivo para preocupação.

Continua após a publicidade

A agência também deu uma breve atualização sobre o rover lunar Yutu-2, que pousou na cratera Von Kármán, localizada no lado mais afastado da Lua, próximo ao polo sul, em janeiro de 2019. O veículo foi projetado para operar na superfície da Lua por cerca de três dias lunares (cada um equivalente a 29 dias e meio na Terra), mas já trabalha há mais de 42 dias lunares, e percorreu uma distância de 1.181 metros.

Fonte: Via Mars Daily