Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual é a estrela mais brilhante do céu noturno?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 16 de Outubro de 2022 às 19h00

Link copiado!

Hubble, ESA/ Akira Fujii
Hubble, ESA/ Akira Fujii

Você sabe qual é a estrela mais brilhante no céu noturno da Terra? A resposta é Sirius, estrela tão luminosa que, quando o assunto é brilho, fica atrás somente da Lua e de alguns planetas, como Vênus por exemplo.

Devido ao seu brilho, Sirius já era  bem conhecida pelos povos antigos — tanto que seu nome significa “brilhante”, em grego. Esta é uma estrela presente em antigos registros astronômicos de povos gregos, polinésios e de outras culturas. Os egípcios, por exemplo, a chamavam de Estrela do Nilo e a usavam de referência para criar seus calendários.

Mesmo assim, os astrônomos ficaram surpresos em 1862, quando descobriram que ela não estava sozinha: na verdade, a estrela que vemos no céu a olho nu e que chamamos de Sirius é a estrela Sirius A. Ela é acompanhada por Sirius B, uma estrela cerca de 10 mil vezes menos brilhante que sua vizinha e, por isso, é difícil vê-la da Terra. Foi somente em 2005 que os astrônomos conseguiram estimar sua massa com dados do telescópio espacial Hubble.

Continua após a publicidade

Sirius: a estrela mais brilhante do céu noturno

Sirius faz parte da constelação Cão Maior e é oficialmente chamada Alpha Canis Majoris em função de sua posição na constelação. Sirius A tem magnitude aparente de -1,46 (quanto menor o número, maior o brilho) e brilha 20 vezes mais que o Sol.

Ela fica a apenas 8,7 anos-luz de nós e é considerada a sétima estrela mais próxima da Terra. Sirius é uma estrela do tipo A — ou seja, é muito mais quente que o Sol e tem temperatura superficial de aproximadamente 9.400 ºC, enquanto a do Sol fica em cerca de 5.500 ºC. Ela tem pouco mais de duas massas solares e emite 26 vezes mais energia do que nosso astro.

Continua após a publicidade

As estrelas mais brilhantes do universo

Ser a estrela mais brilhante no céu noturno da Terra não é sinônimo de estar entre as estrelas mais brilhantes do universo. Muitas das estrelas que parecem brilhar bastante no nosso céu parecem ser tão luminosas porque estão mais próximas do Sistema Solar, e não porque são realmente muito brilhantes.

Então, confira abaixo uma lista com algumas das estrelas mais brilhantes que conhecemos no universo:

R136a1

Continua após a publicidade

Esta é uma das estrelas mais massivas e brilhantes que conhecemos. A estrela R136a1 é quase 10 milhões de vezes mais brilhante que o Sol e fica a 150 mil anos-luz da Terra, no interior da Nebulosa da Tarântula.

Quando foi formada, ela tinha mais de 300 massas solares, mas hoje tem algo entre 170 a 230 vezes a massa do Sol.

Estrela da Pistola

Continua após a publicidade

A chamada Estrela da Pistola é uma das estrelas mais brilhantes da Via Láctea. Ela emite 10 milhões de vezes a energia liberada pelo Sol e é tão grande que, se fosse colocada no lugar da nossa estrela, poderia facilmente alcançar o diâmetro da órbita da Terra.

A estrela fica a cerca de 25 mil anos-luz da Terra e seu apelido vem do formato da nebulosa que a cerca. Ela não é visível a olho nu porque está escondida por poeira ao seu redor.

Vega

Continua após a publicidade

Vega é uma estrela bastante brilhante como resultado de sua grande proximidade e luminosidade, de magnitude 0,03. Ela fica a apenas 25 anos-luz de nós e é considerada uma das estrelas mais brilhantes facilmente visíveis de latitudes latitudes centro-norte.

Ela tem brilho azulado, que indica temperatura de superfície de aproximadamente 9.400 ºC. Esta estrela tem apenas 2,5 vezes o diâmetro do Sol e já chegou à metade de sua vida. Assim, Vega deverá levar meio bilhão de anos para esgotar suas reservas de combustíveis.

Rigel

Continua após a publicidade

Esta é uma estrela cuja luminosidade é 120 mil vezes maior que a do Sol. Rigel fica a 863 anos-luz de nós e pode ser encontrada na constelação de Orion, o Caçador. Ela é uma supergigante azulada, com temperatura de superfície por volta de 11.600 ºC.

Já em relação ao tamanho, Rigel tem 79 vezes o diâmetro do Sol, com apenas 21 vezes a massa do nosso astro. Ela é acompanhada pelas estrelas Rigel B e C.

Deneb

Continua após a publicidade

Deneb é uma estrela tão brilhante que ela brilha até 200 mil vezes mais que o Sol.

Ao contrário do que acontece com Vega, Sirius, Alpha Centauri e outras estrelas que parecem brilhantes porque estão próximas, Deneb está bastante distante de nós. Sua distância exata ainda não foi determinada, mas algumas estimativas a colocam entre 1.500 anos-luz a 3 mil anos-luz da Terra.