Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo trio de cosmonautas chega à Estação Espacial Internacional

Por| Editado por Patricia Gnipper | 21 de Março de 2022 às 11h19

Link copiado!

NASA TV
NASA TV

Três cosmonautas chegaram à Estação Espacial Internacional (ISS) na sexta-feira (18). A acoplagem da nave Soyuz que levava os tripulantes ocorreu às 16h12 no horário de Brasília, e o trio deverá ficar a bordo do laboratório orbital até setembro. Agora, eles se juntam aos cosmonautas Anton Shkaplerov e Pyotr Dubrov e aos astronautas Matthias Maurer, Raja Chari, Thomas Marshburn, Kayla Barron e Mark Vande Hei.

O lançamento ocorreu às 12h55 (horário de Brasília) no Cosmódromo Baikonur, no Cazaquistão, e as escotilhas entre a nave e a estação foram abertas às 18h48. Artemyev, Matveev e Korsakov foram recebidos pelos cosmonautas Anton Shkaplerov e Pyotr Dubrov, por Matthias Maurer, astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) e Raja Chari, Thomas Marshburn, Kayla Barron and Mark Vande Hei, todos astronautas da NASA.

Continua após a publicidade

O novo trio de cosmonautas representa a primeira tripulação totalmente composta por astronautas russos que vai à estação — a última vez que isso aconteceu foi no ano 2000, quando Sergei Zalyotin e Aleksandr Kaleri foram na última missão rumo à estação espacial Mir, da Rússia. Desde então, os astronautas do país estiveram em várias outras missões, mas sempre em companhia de profissionais de outros países ou de algum turista espacial.

Além disso, os três novos tripulantes são os primeiros a chegar à estação desde o início da invasão russa na Ucrânia. Após a chegada à ISS, os cosmonautas vestiam trajes amarelos; houve alguma especulação sobre se, talvez, a escolha das cores representasse apoio à Ucrânia. “Foi a nossa vez de escolher uma cor. Mas, na verdade, acumulamos muitos materiais amarelos, então precisamos usar [a cor]”, disse Artemyev. “É por isso que tivemos que vestir amarelo.” A Rússia depois confirmou que a escolha das cores para os trajes nada tinha a ver com um suposto apoio de seus cosmonautas ao país rival.

Continua após a publicidade

O novo trio não estará na companhia de Shkaplerov, Dubrov e Vande Hei por muito tempo. A NASA comunicou que estes deverão retornar para a Terra a bordo de uma nave Soyuz no dia 30 de março, como já estava planejado. Ainda segundo oficiais da agência espacial, as operações da estação continuam em meio às tensões geopolíticas e comentários recentes de Dmitry Rogozin, diretor da agência espacial russa Roscosmos.

Em diversos momentos, Rogozin sugeriu problemas na parceria com os Estados Unidos e "ameaçou" desorbitar a ISS em direção a outros países. Mesmo assim, Bill Nelson, administrador da NASA, não considerou que as falas eram motivo para grandes preocupações. “No fim do dia, ele trabalhou conosco.”, disse Nelson. “Apesar de tudo isso, no espaço, podemos ter uma colaboração com nossos amigos russos, nossos colegas”.

Fonte: NASA, AP; Via: Space.com