Imagens fortes: helicóptero russo é abatido por arma antiaérea da Ucrânia; veja

Imagens fortes: helicóptero russo é abatido por arma antiaérea da Ucrânia; veja

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 07 de Março de 2022 às 11h00
Divulgação/Dmitry Terekhov, Russian Federation

O conflito entre Rússia e Ucrânia parece longe de acabar e segue rendendo imagens impressionantes de operações militares, com uso de veículos e armas especiais. Desta vez, as imagens mostram um helicóptero russo, modelo Mi-35, sendo abatido por um sistema antiaéreo portátil dos ucranianos.

Conhecidos por MANPADS (Man-portable air-defense system), esses sistemas podem ser operados por apenas um soldado e tem potencial suficiente para derrubar uma aeronave do porte do Mi-35, reconhecido como um dos maiores helicópteros de combate do mundo.

As imagens impressionantes que circulam na internet foram divulgadas pelo jornalista ucraniano Ihor Lutsenko, mas logo foram espalhadas pelo governo da Ucrânia. A veracidade, aliás, pode ser confirmada por meio da geolocalização do vídeo, que foi feito por um drone de combate.

A qualidade do vídeo também chama a atenção, dada a nitidez e as cores vivas do material.

Esses MANPADS utilizados pelo exército da Ucrânia estão sendo enviados por diversos países que estão auxiliando o país na defesa de seu território. Estados Unidos, Polônia e Lituania estão entre essas nações, que possuem o MANPADS FIM-92 Stinger.

Além disso, outros países seguem enviando mais armas e munições à Ucrânia, casos de Inglaterra e França, que colaboram, por exemplo, com sistemas de defesa terrestres.

Fonte: The Aviationist

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.