/i568474.jpeg)
Imagens fortes: helicóptero russo é abatido por arma antiaérea da Ucrânia; veja
O conflito entre Rússia e Ucrânia parece longe de acabar e segue rendendo imagens impressionantes de operações militares, com uso de veículos e armas especiais. Desta vez, as imagens mostram um helicóptero russo, modelo Mi-35, sendo abatido por um sistema antiaéreo portátil dos ucranianos.
- O sonho destruído: fotos mostram o que sobrou do Antonov, o maior avião do mundo
- Embraer é mais uma empresa a cortar relações com a Rússia; entenda
Conhecidos por MANPADS (Man-portable air-defense system), esses sistemas podem ser operados por apenas um soldado e tem potencial suficiente para derrubar uma aeronave do porte do Mi-35, reconhecido como um dos maiores helicópteros de combate do mundo.
As imagens impressionantes que circulam na internet foram divulgadas pelo jornalista ucraniano Ihor Lutsenko, mas logo foram espalhadas pelo governo da Ucrânia. A veracidade, aliás, pode ser confirmada por meio da geolocalização do vídeo, que foi feito por um drone de combate.
Video of a Russian Mi-24 helicopter getting shot down reportedly from this morning. https://t.co/iCybV7ZjHW pic.twitter.com/NacZbhNGFS
— Rob Lee (@RALee85) March 5, 2022
A qualidade do vídeo também chama a atenção, dada a nitidez e as cores vivas do material.
Esses MANPADS utilizados pelo exército da Ucrânia estão sendo enviados por diversos países que estão auxiliando o país na defesa de seu território. Estados Unidos, Polônia e Lituania estão entre essas nações, que possuem o MANPADS FIM-92 Stinger.
Сбитая авиация русской армии
— IgorGirkin (@GirkinGirkin) March 5, 2022
Баштанский р-н pic.twitter.com/KQjit9xy2p
Além disso, outros países seguem enviando mais armas e munições à Ucrânia, casos de Inglaterra e França, que colaboram, por exemplo, com sistemas de defesa terrestres.
Fonte: The Aviationist
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.