Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Astronauta da NASA bate o recorde de voo espacial mais longo dos EUA

Por| Editado por Patricia Gnipper | 15 de Março de 2022 às 12h33

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

O astronauta da NASA Mark Vande Hei conquistará o recorde de maior voo espacial dos EUA, assim que o relógio marcar 13h24 (horário de Brasília) nesta quinta-feira (15). Vande Hei chegou à Estação Espacial (ISS) em abril do ano passado e agora está prestes a superar a marca de 340 dias a bordo da unidade.

Vande Hei alcançará o título de astronauta dos EUA com o maior tempo de voo de toda história, superando o recorde estabelecido pelo astronauta Scott Kelly em 2 de março de 2013. Até Mark voltar à Terra no final desse mês, seu tempo de voo espacial será de quase um ano — 355 dias.

Continua após a publicidade

Em uma entrevista à CBS News, em janeiro desse ano, Vande Hei disse que, ao decolar, não sabia que seu voo duraria tanto tempo. "Senti que era uma oportunidade para preencher uma necessidade que tínhamos e fiquei muito feliz por poder fazê-la", acrescentou o astronauta.

Quando chegou à ISS em abril de 2021 a bordo de uma nave russa Soyuz, a missão de Vande Hei estava prevista para durar, no máximo, seis meses — tempo comum para a maioria das missões. Mas, em setembro do mesmo ano, a estadia do astronauta foi prolongada.

Vande Hei auxiliaria uma equipa russa durante as filmagens de um filme a bordo da ISS e também garantiria a presença contínua dos EUA na estação. A estadia prolongada também deu à NASA uma oportunidade de avaliar os efeitos da microgravidade em longos voos espaciais.

Longos voos espaciais

Continua após a publicidade

O até então recordista Scott Kelly passou 340 dias na ISS justamente para a NASA começar a estudar o envio de astronautas em missões ao espaço profundo e os efeitos disso no corpo humano. Ao contrário de seu primeiro voo, que durou 118 dias, Vande Hei disse que o atual tem sido uma experiência incrível.

Para lidar com o longo tempo “aprisionado” na ISS, Vande Hei começou a praticar a meditação. O astronauta disse que, toda manhã, enquanto as luzes ainda estão apagadas, ele se senta em frente à maior janela, a cúpula, e contempla as estrelas por 20 minutos. “Sinto-me muito, muito afortunado por ter essas experiências".

Além de Vande Hei, outro membro da Expedição 66 — o cosmonauta Pyotr Dubrov — completará seu 340º dia no espaço. Vale destacar que os russos detêm as viagens espacias mais longas da história, alcançadas pelos cosmonautas Musa Manarov, Vladimir Titov e Valery Polyakov.

Continua após a publicidade

Polyakov se tornou a primeira pessoa a passar um ano inteiro orbitando a Terra. O cosmonauta permaneceu na antiga estação espacial Mir de janeiro de 1994 até março de 1995 — pouco mais de 437 dias.

Fonte: Via Space.com