NASA escolhe 9 tecnologias espaciais para testes em voos comerciais suborbitais

Por| Editado por Patricia Gnipper | 22 de Dezembro de 2021 às 16h40

Zero Gravity Corporation/Steve Boxall
Tudo sobre NASA

A NASA selecionou nove projetos de tecnologias espaciais para serem testados em voos comerciais suborbitais. Como parte de seu programa TechFlight, a agência espacial busca incentivar o desenvolvimento de ferramentas que poderão inovar as futuras missões espaciais ao conduzir testes na baixa órbita da Terra.

A NASA disponibilizará um total de US$ 5,5 milhões para que os projetos espaciais sejam desenvolvidos. Os voos suborbitais oferecerão muitas das características dos voos orbitais para a demonstração das tecnologias selecionadas, mas sem gerar os mesmos custos de um lançamento para fora da Terra.

As tecnologias foram escolhidas pelo programa Oportunidades de Voo do Space Technology Mission Directorate (STMD) da NASA, cujo objetivo é desenvolver tecnologias espaciais inovadores para as futuras missões.

O administrador associado adjunto do STMD, Walt Engelund, disse que o programa ajuda a garantir que essas inovações estejam prontas para atender as metas de exploração espacial e de descobertas científicas da agência, “ao mesmo tempo que oferece suporte à infraestrutura espacial comercial”, acrescentou.

Como funciona o programa TechFlight

As organizações selecionadas receberão uma concessão ou acordo colaborativo para comprarem voos comerciais nos EUA de acordo com as necessidades de seus projetos. Os pesquisadores também poderão solicitar o acompanhamento de suas cargas durante os voos suborbitais.

Assim como em toda seleção TechFlight, antes de receberem os fundos da NASA, os pesquisadores devem garantir que suas tecnologias atendam a todas as demandas apresentadas pela agência.

As seleções estão distribuídas em quatro áreas temáticas que ajudaram a agência a selecionar as tecnologias que mais atendiam suas demandas. Os temas são:

• Apoio aos Esforços Nacionais na Lua e no Espaço Cislunar;
  • Incluindo Exploração Humana e Robótica e Descoberta Científica;
  • Capacidades de observação da Terra para apoiar os avanços científicos e os esforços nacionais para enfrentar a mudança climática;
  • Tecnologias que asseguram a liderança nacional no espaço e ajudam o crescimento da indústria do espaço comercial.

Tecnologias escolhidas

As tecnologias selecionadas neste ano pelo programa são:

• Astrobotic Technology: testará um sistema de detecção de risco baseada em LiDAR. A tecnologia voará no sistema de decolagem e pouso vertical Xodiac, da Masten Space Systems;
  • Blue Origin: demonstrará o uso de pequenos sensores de baixo custo e de banda ultralarga como u a alternativa às atuais tecnologias de encontro e acoplamento. A tecnologia voará a bordo do foguete New Sheperd, da Blue Origin;
  • Carthage College: testará a capacidade de sensores piezoelétricos de identificar com precisão a localização e distribuição de propelentes durante uma transferência em microgravidade entre os depósitos de combustível e naves. A tecnologia voará tanto no G-Force One da Zero Gravity Corporation (Zero-G) e no New Shepard;
  • Center for Applied Space Technology Inc.: avaliará um novo processo e sistema para impressão de células e misturas de bioink para aplicação na produção em larga escala de células vivas e estruturas celulares básicas em 3D. Também voará com o G-Force;
  • Ecoatoms Inc.: testará um novo processo para criar revestimentos de biossensores aproveitando a microgravidade para desenvolver sensores mais sensíveis. A tecnologia voará com o New Shepard;
  • Honeybee Robotics: um sistema testará o comportamento da bolha viscosa em condições de gravidade lunar para aprimorar a compreensão das técnicas de eletrólise com regolito — para extração de oxigênio na Lua. Está planejada para voar com o New Shepard;
  • Universidade Purdue: avaliará uma técnica para modelar o comportamento de um propelente verde menos tóxico que o convencional. A tecnologia, bem como seu pesquisador, voarão com o SpaceShipTwo da Virgin Glactic;
  • San Diego State University: testará um transceptor de antena para garantir uma comunicação lunar confiável mais eficiente do que as atuais tecnologias disponíveis. Ele voará com o balão de alta altitude da Raven Aerostar;
  • Universidade da Flórida: testará um método para reduzir a evaporação de propelente usando a rugosidade da superfície revestida com uma fina película em um tanque de criogênio. A tecnologia voará com o G-Force.