Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Blue Origin faz novo voo suborbital e não tripulado com o veículo New Shepard

Por| Editado por Patricia Gnipper | 26 de Agosto de 2021 às 13h40

Link copiado!

Blue Origin
Blue Origin

Nesta quinta-feira (26), a Blue Origin lançou a missão NS-17, que foi o 17º voo realizado com o sistema New Shepard. A bordo do veículo, havia 18 cargas úteis comerciais, incluindo 11 experimentos patrocinados pela NASA, uma instalação artística com uma obra de do artista Amoako Boafo e cartões postais produzidos por crianças, que foram levados ao espaço suborbital e retornaram para a Terra.

Após quase uma hora de atraso, o foguete New Shepard foi lançado durante a manhã, às 11h32 no horário de Brasília, nas instalações da empresa no Texas. Em sua conta do Twitter, a Blue Origin confirmou que a cápsula foi separada do propulsor e que as cargas úteis a bordo iriam passar alguns minutos na microgravidade. Segundo informações da empresa, a velocidade máxima de ascensão alcançada foi de 3.592 km/h.

Continua após a publicidade

A missão durou 10 minutos e 15 segundos, e tanto o veículo quanto a cápsula retornaram em segurança para o solo, nesta que foi a primeira missão realizada com o New Shepard desde o primeiro voo comercial com o veículo, lançado em julho. Desta vez, o sistema chegou à altitude aproximada de 106 km e ultrapassou tranquilamente a Linha de Kárman, que estabelece um limite imaginário como a fronteira que delineia o espaço e a atmosfera terrestre.

Desta vez, havia 18 cargas úteis científicas a bordo; entre elas, estava um experimento com uma tecnologia criada para converter resíduos espaciais em gases, como vapor, e outro que demonstrava uma nova forma de medir a quantidade restante de combustível no tanque das naves. Por fim, havia também um retrato artístico produzido pelo artista Amoako Boafo, que mostrava ele, sua mãe e alguns amigos dela.

Abaixo, você confere a transmissão completa do lançamento:

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com