Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Primeiro voo comercial com combustível 100% renovável tem resultado promissor

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Dezembro de 2021 às 14h40

Link copiado!

Divulgação/United
Divulgação/United

A United Airlines foi a primeira companhia aérea dos Estados Unidos a testar o combustível de aviação sustentável e 100% renovável, o SAF. O novíssimo Boeing 737 Max 8 adquirido pela empresa foi o avião utilizado para a rota entre Chicago e Washington, que trouxe resultados promissores nos níveis de emissão.

Segundo a United, o trajeto de quase 1.000km foi feito com o avião em situação normal de operação. No exercício, cerca de 100 pessoas estavam a bordo do 737 Max, que foi abastecido do seguinte modo: um motor apenas com SAF e outro somente com querosene de aviação. Assim, a ideia era aferir melhor o nível de emissão de cada propulsor.

Ao final do teste, percebeu-se que o motor com SAF emitiu 75% menos dióxido de carbono quando comparado com o propulsor abastecido com querosene. A regra atual do FAA, órgão regulador da aviação nos EUA, prevê que os aviões que utilizarem o combustível renovável devem fazê-lo sempre misturado à querosene, com percentual de, no máximo, 50%.

Continua após a publicidade

Para o teste com o 737 Max, porém, a United precisou de uma autorização especial do órgão para separar os combustíveis, algo que também tem sido feito por outras empresas, como a Airbus, que já fez um exercício com um A319Neo abastecido somente com SAF.

"O voo de hoje com SAF não é apenas um marco significativo para os esforços de descarbonização de nossa indústria, mas quando combinado com o aumento nos compromissos de produção e compra de combustíveis alternativos, estamos demonstrando a forma escalável e impactante de como as empresas podem se unir e desempenhar um papel melhor nesse mercado", disse Scott Kirby, CEO da United.

A United Airlines não revelou quando deve realizar testes com o avião abastecido somente com SAF, mas isso deve ocorrer em breve.

Continua após a publicidade

Fonte: Robb Report, United