Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo ensaio geral de foguete da NASA que irá à Lua acontecerá em junho

Por| Editado por Rafael Rigues | 09 de Maio de 2022 às 10h30

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A NASA realizará uma quarta tentativa de ensaio geral com o foguete Space Launch System (SLS) até meados de junho. E se tudo der certo, a missão lunar Artemis I pode acontecer já em agosto. No entanto, autoridades da NASA afirmam que a data só será confirmada quando o teste for, finalmente, concluído.

O administrador da NASA, Bill Nelson, havia informado que a primeira tentativa de lançamento aconteceria em agosto. Na semana passada, o administrador associado da Diretoria de Missão de Desenvolvimento de Sistemas de Exploração da agência, Jim Free, confirmou e disse que a nova janela de lançamento estava em análise.

Continua após a publicidade

A NASA tinha uma das janelas de lançamento prevista para o período entre 26 de julho a 9 de agosto. O foguete SLS e a nave Orion foram levados para a Plataforma de Lançamento 39-B do Centro Espacial Kennedy em março. Ali, a equipe de engenheiros tentou executar o ensaio geral.

As três tentativas foram frustradas por uma série de falhas. A mais recente foi uma válvula com defeito. Segundo a agência espacial, a peça já foi substituída. Após análise, engenheiros descobriram que o motivo do mau funcionamento estava em um selo de borracha, e não na válvula.

O problema com a válvula afeta diretamente o fluxo de nitrogênio gasoso, fundamental para evitar um incêndio durante o teste. A empresa fornecedora do gás, a Air Liquide, tem atualizado suas linhas de fluxo. Free acrescentou que o adiamento dará mais tempo para realizar dois testes gerais, se for necessário.

Continua após a publicidade

A equipe da NASA acredita que apenas mais um ensaio será necessário para dar o sinal verde para o lançamento da Artemis I, mas não desconsidera a possibilidade de precisar de mais de um. Quando tudo estiver pronto, o SLS lançará a Orion para uma viagem não tripulada ao redor da Lua.

Está será a primeira missão do Programa Artemis e pode durar até quatro semanas. No final da Artemis I, a Orion mergulhará no Pacífico, próximo à costa da Flórida. Por volta de maio de 2024, a Artemis II será lançada para a primeira missão tripulada do programa ao redor da Lua.

Então, será a vez da missão Artemis III, que finalmente retornará a humanidade à superfície lunar. Para isto, a NASA contratou a nave Starship da SpaceX para levar os astronautas do programa à Lua. Mesmo com os recentes atrasos, Nelson disse que o lançamento da Artemis III continua previsto para 2025.

Fonte: Via Phys.org