Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ensaio geral com foguete SLS é encerrado novamente após falha em abastecimento

Por| Editado por Patricia Gnipper | 15 de Abril de 2022 às 11h00

Link copiado!

NASA/Joel Kowsky
NASA/Joel Kowsky
Tudo sobre NASA

A NASA suspendeu a terceira tentativa de ensaio geral do foguete Space Launch System (SLS) na quinta-feira (14), que aconteceu no Kennedy Space Center (KSC), na Flórida. Segundo a agência espacial, foi detectado um vazamento em um dos propulsores do foguete enquanto ele era abastecido para o importante teste que antecede o lançamento da missão Artemis I.

Durante a operação de abastecimento dos tanques do SLS, parte fundamental do chamado “ensaio molhado”, a equipe responsável pela operação observou um vazamento de hidrogênio líquido (LH2), um dos dois propulsores do foguete — além desse, tem o de oxigênio líquido (LOX).

Continua após a publicidade

Por conta desse imprevisto, a atividade foi interrompida, bem como outros procedimentos importante desse ensaio geral, que avalia se todas as partes do sistema do foguete estão prontos para decolar oficialmente. O tanque de LH2 estava 49% abastecido, enquanto o LOX, cerca de 5%.

O vice gerente de Sistemas Terrestres de Exploração da NASA, Jeremy Parson, explicou que a equipe manterá o tanque LH2 abastecido em 5%. Os próximos passos envolvem inspecionar a conexão umbilical do sistema (parte responsável por conduzir o combustível ao tanque) e revisar os dados antes de retomar a operação.

Preparando a Artemis I

O ensaio geral do SLS é uma etapa crucial antes de a missão Artemis I, a primeira do Programa Artemis, lançar a cápsula Orion para uma viagem não tripulada de aproximadamente um mês ao redor da Lua. A missão tem por objetivo mostrar que tanto o SLS quanto a Orion estão seguros para missões tripuladas.

Continua após a publicidade

O teste dura vários dias porque todos os principais procedimentos aguardados em um lançamento oficial são avaliados, incluindo o abastecimento do foguete até a contagem regressiva — exceto, é claro, o voo em si. A primeira tentativa do ensaio geral começou me 1º de abril e terminaria no dia 3.

No entanto, alguns problemas técnicos no abastecimento dos tanques frustrou esta e a tentativa seguinte. O ensaio geral também foi atrasado para que a primeira missão comercial à ISS, a Ax-1, fosse lançada a partir de uma plataforma vizinha no centro de lançamentos, no último dia 8.

O procedimento seria retomado no dia 11 de abril, mas a equipe detectou uma válvula defeituosa na torre de lançamento móvel, jogando o ensaio para o dia 12 — que deveria ter sido concluído nesta quinta, mas um novo problema suspendeu o teste. A Artemis I estava prevista para ser lançada em maio, mas a NASA só definirá a data final quando o importante ensaio geral for concluído.

Continua após a publicidade

Por volta das 16h00 (horário de Brasília) desta sexta-feira (15), a NASA realizará uma conferência virtual para fornecer atualizações sobre o diagnóstico do problema, além de suas possíveis soluções e os próximos passos a partir de agora com o ensaio geral do SLS. O evento será transmitido no canal da agência.

Fonte: NASA (1, 2)