Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sucesso! Nave Orion passa por novo teste e está mais próxima de viajar à Lua

Por| 27 de Fevereiro de 2020 às 16h25

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A NASA realizou com sucesso um teste importante para o módulo de tripulação da espaçonave Orion, que levará astronautas para a Lua durante as missões Artemis. O teste em questão foi relacionado ao sistema de cancelamento, que coloca a tripulação a uma distância segura do foguete em caso de emergência durante o lançamento.

Este sistema de cancelamento (LAS) é alimentado por um motor de controle de atitude (ACM, da sigla em inglês para Attitude Control Motor), que fornece orientação para um eventual aborto no lançamento. O teste da terça-feira foi o terceiro e último para qualificar o ACM, construído pela Northrop Grumman.

Durante o teste, realizado nas instalações da empresa em Elkton, Maryland, oito válvulas de alta pressão direcionaram mais de 3.000 kg de impulso, geradas por um motor de foguete com combustível sólido em várias direções, fornecendo força suficiente para conduzir a Orion para uma aterrissagem segura, de acordo com a NASA.

Continua após a publicidade

O LAS utiliza três motores de combustível sólido, dentre os quais está o ACM. Os outros dois são um motor de cancelamento que afasta o módulo da tripulação do foguete e outro que separa o LAS do Orion antes de acionar o pára-quedas, para garantir um pouso seguro da tripulação. Este último já foi qualificado pela NASA em testes anteriores. Também já foram concluídos dois dos três testes para qualificar o motor de cancelamento.

Quando o último teste for realizado para qualificar o terceiro motor, todos estes componentes do LAS estarão prontos para o voo tripulado nas missões Artemis. A NASA prevê o retorno da humanidade à superfície lunar em 2024.

Fonte: NASA