Microfone no rover Perseverance grava sons da viagem rumo a Marte; ouça!

Por Danielle Cassita | 19 de Novembro de 2020 às 19h40
Space.com
Tudo sobre

NASA

Saiba tudo sobre NASA

Ver mais

O rover Perseverance, que faz parte da missão Mars 2020, da NASA, foi lançado em julho e segue viagem com destino a Marte, devendo chegar ao Planeta Vermelho em fevereiro do ano que vem e pousar na cratera Jezero. Enquanto isso não acontece, um dos microfones do sistema a bordo do rover gravou os sons da nave, enquanto ela viaja pelo espaço interplanetário.

Depois do pouso, poderemos ouvir sons marcianos, já que o rover está equipado com dois microfones: um é feito para ouvir as transmissões do instrumento SuperCam, que vai vaporizar rochas com disparos a laser, enquanto o outro irá capturar o que for possível da sequência entrada, descida e pouso (EDL) em Marte. Assim, os dados de áudio deste último instrumento foram coletados em outubro, durante uma análise do sistema da câmera e do microfone do rover, que terão a tarefa de registrar um pouco da emoção do momento da descida na cratera Jezero.

Confira o áudio:

O arquivo de som foi processado pela DPA Microphones, empresa que produziu o microfone EDL da Mars 2020. David Gruel, gerente de testes e lançamento da Mars 2020, explica que a captação de áudio é importante porque indica que o sistema está funcionando e pronto para gravar um pouco do som do pouso. Só que esse microfone não foi feito para missões espaciais, então a equipe não sabe bem o que esperar do grande dia: “ter som em um pouso é algo legal de se conseguir, não essencial", acrescentou. "Se não acontecer, não vai impedir nem um pouco a missão de descobertas na cratera Jezero. Mesmo que somente uma parte da sequência de pouso seja captada em áudio, seria incrível".

Sabemos que o vácuo do espaço não permite a propagação de som. Entretanto, isso que não significa que não exista mais nenhuma forma de fazer isso, já que as ondas de som são capazes de viajar através de objetos. Então, quando um componente elétrico registra as vibrações mecânicas, elas podem se transformar em sinais elétricos — um fenômeno parecido com aquele de quando ouvimos uma música com fones de ouvido e o fio do fone encosta em uma superfície, causando um ruído.

Ilustração com destaque para o microfone EDL (Imagem: Reprodução/Reprodução/NASA/JPL-Caltech)

O rover Perseverance segue viagem junto do helicóptero Ingenuity, que levará tecnologias de voo para serem testadas em outro planeta. Há cerca de um mês, a NASA comunicou que a missão já havia percorrido metade do trajeto para Marte — a nave deverá entrar na atmosfera marciana em 18 de fevereiro de 2021.

Um dos principais objetivos da Mars 2020 é a busca por sinais de vida microbiana antiga em nosso planeta vizinho. Além disso, o rover vai caracterizar a geologia do planeta e seu clima do passado, abrindo caminho para a exploração humana de Marte, e esta será também a primeira missão a coletar e armazenar amostras de rochas e regolito marciano. Essas amostras serão trazidas para a Terra na campanha Mars Sample Return, em uma parceria com a Agência Espacial Europeia.

Fonte: NASA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.