Publicidade

Onde está o Perseverance? NASA deixa você acompanhar a missão em tempo real!

Por| 24 de Agosto de 2020 às 21h00

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech
Tudo sobre NASA

Em 30 de julho a missão Mars 2020 foi lançada, levando o rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity, da NASA, rumo a Marte, e deverá chegar lá somente no início do ano que vem. Como ainda vai demorar um pouco para vermos o Perseverance explorando a cratera de Jezero, a agência espacial desenvolveu uma plataforma on-line que permite a qualquer pessoa acompanhar essa viagem em tempo real.

Trata-se do Eyes on the Solar System ("Olhos no Sistema Solar", em tradução livre), site que "visualiza os mesmos dados de trajetória que a equipe de navegação utiliza para definir a rota do Perseverance para Marte", conforme explica Fernando Abilleira, gerente de design e navegação da missão. "Se você quer vir com a gente em nossa jornada, este é o lugar".

A ferramenta conta um menu que tem diversos controles, para o usuário customizar o que deseja ver e de que forma. É possível utilizar até um modo 3D que, se utilizado junto de óculos especiais, garante uma experiência mais imersiva. Além disso, a plataforma não se limita a mostrar apenas a distância que a missão ainda precisa percorrer; é possível acompanhá-la na viagem ou até verificar a velocidade relativa entre a Terra e Marte.

Continua após a publicidade

Jon Nelson, supervisor de desenvolvimento de visualização de tecnologias e desenvolvimento de aplicações no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), explica a origem dos dados utilizados no site: "com todas as nossas missões circulando Marte, além do Curiosity e InSight na superfície, temos novos dados e imagens vindo o tempo todo sobre o Planeta Vermelho"

Para acessar a Eyes on the Solar System, clique aqui. Vale lembrar que a exploração não precisa parar por aí: se você gostar da experiência e quiser expandir os conhecimentos, aproveite as aplicações Eyes on ExoPlanets para conhecer mundos que orbitam outras estrelas além do Sol, e Eyes on the Earth para observar melhor o nosso planeta.

Fonte: NASA