Publicidade

Foto mostra nave Mars 2020 no espaço enquanto viaja rumo a Marte

Por| 31 de Julho de 2020 às 15h40

Link copiado!

Gianluca Masi, Ceccano (FR)
Gianluca Masi, Ceccano (FR)
Tudo sobre NASA

Na quinta-feira (30), a missão Mars 2020 foi lançada pela NASA destino ao Planeta Vermelho. E, no mesmo dia, o projeto Virtual Telescope já conseguiu fazer um registro da espaçonave durante sua viagem.

No início daquela noite, uma equipe situada Itália programou o telescópio robótico para rastrear a posição da nave, enquanto os recursos do sistema HORIZONS, do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), foram essenciais para apontá-la no céu. Assim, quando ela voou um pouco acima do horizonte, foi possível capturar essas imagens:

Continua após a publicidade

A equipe criou a animação acima com a técnica de timelapse, e utilizou mais de 100 frames para dar a sensação de movimento. Entretanto, a unidade robótica Elena fotografou a imagem registrada da sonda por meio de uma longa exposição, que durou 180 segundos. O resultado é uma imagem com os rastros que indicam o movimento de asteroides, enquanto a sonda se mostra como um ponto brilhante bem no centro do quadro.

Não muito longe da nave, estava o propulsor usado no lançamento. Na animação acima, ele aparece a oeste, um pouco mais brilhante que sua colega de viagem. Este propulsor brilha conforme gira e, com os dados obtidos, a equipe do Virtual Telescope conseguiu determinar algumas informações sobre ele, como seu período de rotação.

A missão Mars 2020 foi lançada com o rover Perseverance, que deverá chegar a Marte apenas em fevereiro do ano que vem, quando começará a buscar sinais de vida antiga por lá.

Continua após a publicidade

Fonte: Virtual Telescope