Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Missão Crew-3 será lançada nesta quarta (10); saiba como assistir

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Novembro de 2021 às 08h20

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

Após diversos adiamentos, a NASA marcou uma nova data para o lançamento da missão Crew-3 rumo à Estação Espacial Internacional (ISS): a noite desta quarta-feira (10). O lançamento estava inicialmente planejado para o dia 31 de outubro, foi adiado para o dia 3 de novembro e, então, foi postergado para o dia 7 do mesmo mês — data esta que precisou ser adiada mais uma vez. Os adiamentos foram necessários por conta de condições climáticas desfavoráveis e também por questões de saúde de um dos astronautas.

Fazem parte da Crew-3 quatro astronautas, que viverão seis meses em órbita, substituindo a tripulação da Crew-2, que retorna à Terra nesta segunda (8). Eles viajarão a bordo da cápsula Crew Dragon, que será lançada por um foguete Falcon 9, ambos da empresa de Elon Musk

Este será o terceiro voo operacional tripulado que a SpaceX realiza para a NASA através do Commercial Crew Program, uma iniciativa da agência espacial em que veículos privados são usados para levar astronautas à estação orbital. O contrato inicial assegura seis voos tripulados para a NASA, sendo que dois deles devem acontecer no ano que vem. Futuramente, é possível que a NASA decida fechar novos contratos com a SpaceX, dado o sucesso que a parceria vem apresentando até então.

Continua após a publicidade

Após o lançamento, a tripulação da Crew-3 deverá esperar pouco menos de um dia antes de realizar a manobra de acoplagem com a estação. A Crew Dragon foi criada para realizar este processo autonomamente, mas os astronautas podem assumir o controle da nave para a acoplagem caso haja necessidade.

Conheça os astronautas da Crew-3

Continua após a publicidade

A tripulação da missão conta com quatro membros. Um deles é Raja Chari, astronauta da NASA que será o comandante da Crew-3 e estará em seu primeiro voo espacial. Durante sua carreira, ele serviu na Força Aérea e somou mais de 2.500 horas de voo e, além disso, Chari faz parte da Equipe Artemis, um grupo composto por 18 astronautas, sendo que dois deles serão selecionados para missões na superfície lunar.

O astronauta Tom Marshburn, também da NASA, será o piloto da Crew Dragon na Crew-3. Ele é o mais experiente da equipe, pois já serviu como médico-cirurgião em voos no Johnson Space Center e atuou como médico durante programas variados, como o dos ônibus espaciais. Agora, Marshburn irá à ISS pela terceira vez, durante uma missão que será a sua segunda de longa duração.

Já o alemão Matthias Maurer servirá como especialista de missão e estará em sua primeira experiência no espaço. Ele já serviu em cargos variados de engenharia e pesquisa, e esteve no processo seletivo de novos astronautas da Agência Espacial Europeia (ESA) entre 2008 e 2009, chegando ao grupo de dez finalistas. Maurer entrou na ESA em 2010, como engenheiro de apoio à tripulação.

Por fim, a astronauta Kayla Barron, da NASA, será também especialista de missão na Crew-3. Ela finalizou seu treinamento recentemente e estará em seu primeiro voo espacial. Antes de ingressar na agência espacial, Barron serviu como Tenente Comandante, sendo oficial de guerra submarina enquanto serviu no submarino USS Maine.

Continua após a publicidade

Como assistir ao lançamento da Crew-3

O lançamento da Crew-3 está programado para acontecer às 23h03 (horário de Brasília) desta quarta-feira (10). A acoplagem à estação deverá ocorrer na noite de quinta-feira (11), por volta das 21h10, com a abertura da escotilha prevista para as 22h45 do mesmo dia.

Você poderá acompanhar a transmissão com a NASA no site NASA Live ou no canal da SpaceX no YouTube, cujo vídeo da live você encontra abaixo, com a transmissão começando às 18h45 e mostrando todos os bastidores antes do grande momento: