Publicidade

Inspiration4: como ver ao vivo o lançamento da 1ª missão espacial 100% civil

Por| Editado por Patricia Gnipper | 15 de Setembro de 2021 às 08h55

Link copiado!

Inspiration4/SpaceX
Inspiration4/SpaceX
Tudo sobre SpaceX

Nesta quarta-feira (15), a SpaceX lançará a missão Inspiration4, a primeira totalmente formada por civis — ou seja, sem astronautas profissionais a bordo. Os turistas espaciais Jared Isaacman, Hayley Arceneaux, Sian Proctor e Chris Sembroski vão viajar na nave Crew Dragon para passar cerca de três dias na órbita da Terra, conduzindo experimentos científicos e arrecadando fundos para um hospital. O lançamento da missão está programado para acontecer às 21h (horário de Brasília), a partir de um foguete Falcon 9.

A empreitada foi idealizada e financiada por Jared Isaacman, que propôs a missão como uma forma de arrecadar milhões de dólares para o hospital St. Jude Children's Research Hospital. Para isso, ele não queria ser apenas mais um bilionário viajando ao espaço, e tentou trazer um significado a mais para a missão. Assim, ele criou uma campanha para arrecadar fundos para pesquisas e promover a conscientização sobre o câncer infantil. Ele doou US$ 100 milhões para o hospital e dois dos assentos a bordo da nave Crew Dragon.

Continua após a publicidade

A Crew Dragon é a cápsula autônoma da SpaceX, que já foi usada em missões da NASA para levar astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS), mas, como a tripulação da Inspiration4 só vai passar alguns dias na órbita da Terra, não haverá acoplagem com o laboratório orbital. Durante a viagem, eles vão realizar alguns experimentos médicos e irão coletar dados das condições de saúde, que serão usados para aprimorar futuros voos espaciais tripulados.

O lançamento da Inspiration4 terá uma janela de 24 horas para acontecer, a qual se abrirá na noite do dia 15 — mas os oficiais da missão deverão anunciar o horário exato do lançamento em breve. O foguete Falcon 9 irá voar da plataforma 39A, do Kennedy Space Center, plataforma que comportou lançamentos históricos, como os das missões do programa Apollo e dos ônibus espaciais.

Quem são os tripulantes da Inspiration4

Continua após a publicidade

Esta será a primeira vez que a SpaceX levará ao espaço uma tripulação totalmente formada por civis, ou seja, sem ter nenhum astronauta profissional a bordo. Assim, Isaacman convidou os demais tripulantes como uma forma de representar diferentes pilares para a missão, e também para mostrar que o espaço é para todos.

Conheça a tripulação:

Jared Isaacman

Continua após a publicidade

Isaacman tem 38 anos e é o fundador e CEO da Shift4 Payments, empresa que presta serviços de transações financeiras a lojas e restaurantes. Apaixonado por pilotar, ele soma mais de 6.000 horas de voo como piloto privado e é qualificado para comandar algumas aeronaves militares. Após observar Richard Garriott, um dos primeiros turistas espaciais privados que voou rumo à Estação Espacial Internacional em 2008, ele entrou em contato com a SpaceX.

Ele sempre foi apaixonado pela exploração espacial e já afirmou em entrevistas que tinha o sonho de ir ao espaço e que, quando fizesse isso, gostaria de doar assentos a pessoas que merecessem participar da viagem. Isaacman será o comandante da Inspiration4 e vai representar o pilar da Liderança.

Hayley Arceneaux 

Continua após a publicidade

Arceneaux tem 29 anos e é médica assistente no St. Jude's Hospital, a mesma instituição em que ela tratou um câncer na perna, descoberto quando tinha apenas 10 anos. Durante o tratamento da doença, ela precisou de algumas próteses metálicas para substituir os ossos que perdeu devido ao tumor, e agora será a primeira pessoa com próteses no corpo a ir ao espaço.

Além disso, ela será também a norte-americana mais jovem a ir para a órbita — até então, o título era de Sally Ride, que voou ao espaço com 31 anos em 1983. Ela foi pessoalmente escolhida por Isaacman, que doou um dos assentos da nave e irá servir como a diretora médica da missão. Arcenaux irá representar o pilar da Esperança.

Sian Proctor

Continua após a publicidade

Proctor tem 51 anos e leciona geologia em uma pequena faculdade nos Estados Unidos. O pai dela trabalhou na NASA durante as missões Apollo e, ainda, participou de um experimento no Havaí, realizado para simular as condições que astronautas enfrentariam para viver em Marte. Ela se candidatou duas vezes ao processo da NASA para a seleção de novos astronautas, que contou com mais de 3.500 candidatos, e esteve entre os 12 finalistas.

Ela foi escolhida para a missão por ter criado um site de vendas online para uma competição, idealizada pela empresa de Isaacman. Agora, ela será a quarta mulher afro-americana a ir ao espaço, e servirá como piloto da missão para dar assistência ao comandante. Proctor vai representar o pilar da Prosperidade.

Chris Sembroski

Continua após a publicidade

Sebromski tem 42 anos e é um veterano da Força Aérea dos Estados Unidos, que já serviu no Iraque e hoje atua como engenheiro de dados na Lockheed Martin. Ele foi escolhido para a missão após realizar uma doação, destinada a uma campanha de arrecadação de fundos para o hospital.

Ele se considera um entusiasta do espaço desde sempre, e tem experiência como astrônomo amador e com o trabalho com foguetes. Sebromski será o especialista de missão para a Inspiration4, e vai representar o pilar da Generosidade.

Por que a Inspiration4 é tão importante?

De fato, já houve diversos voos espaciais anteriormente que levaram civis ao espaço — e alguns deles ocorreram neste ano, como aqueles realizados pela Virgin Galactic e Blue Origin, realizados em julho. Em ambos, a tripulação voou a bordo de veículos que conseguiram alcançar o espaço suborbital e retornaram ao solo após alguns minutos. Além disso, os outros voos espaciais turísticos, que já levaram civis à ISS, contaram com astronautas da NASA ou cosmonautas a bordo, profissionais que foram rigorosamente treinados para ir ao espaço ao lado dos visitantes.

Continua após a publicidade

Já no caso da Inspiration4, o lançamento será feito com um foguete Falcon 9, que tem potência o suficiente para levar a nave Crew Dragon à órbita. Os turistas a bordo não serão acompanhados por astronautas, mas como passaram por um treinamento de seis meses para conhecer os sistemas da Crew Dragon e se familiarizarem com os desafios do voo, isso não deverá ser um problema. Assim, por não ter um viajante profissional a bordo, a Inspiration4 representa também mais uma forma de abrir as portas do turismo espacial a pessoas comuns.

Vale lembrar que a missão também é uma forma de trazer ainda mais destaque à SpaceX para atuar no setor do turismo espacial, um avanço grande avanço se considerarmos os recursos que a empresa de Elon Musk tem e as conquistas já alcançadas. Ainda, a SpaceX já tem quatro missões fechadas com a empresa Axiom Space, que reservou a Crew Dragon para levar tripulações totalmente privadas à Estação Espacial Internacional no ano que vem.

Como assistir ao vivo ao lançamento da Inspiration4

Continua após a publicidade

A janela para o lançamento se abrirá às 21h (horário de Brasília) do dia 15 e irá durar 24 horas. Você poderá acompanhar o lançamento da missão no site da SpaceX ou no canal da SpaceX no YouTube, bem como pelo vídeo abaixo. A transmissão começa a partir das 17h com os bastidores da missão.

É importante destacar que o horário do lançamento pode mudar em função do tráfego espacial e das condições climáticas — e esta matéria será atualizada caso o lançamento tenha seu dia e horário alterados em cima da hora.

Caso você prefira acompanhar o lançamento ouvindo explicações e comentários em português, o Mensageiro Sideral estará cobrindo tudo em seu canal do YouTube, no vídeo abaixo, a partir das 20h50: 

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com (1, 2), Phys.org, The Conversation