Publicidade

Navio histórico naufragado na Antártida há mais de 100 anos é encontrado

Por| Editado por Patricia Gnipper | 09 de Março de 2022 às 18h19

Link copiado!

Endurance22/National Geographic
Endurance22/National Geographic

O navio Endurance, que naufragou na Antártida há 106 anos, foi encontrado nas profundezas do oceano por uma equipe de cientistas. A embarcação foi identificada após duas semanas de buscas no Mar de Weddell, com o auxílio de um drone submarino.

O Endurance fez parte da expedição do explorador Ernest Shackleton, em 1915. Agora, mais de 100 anos após ter afundado, uma equipe da expedição Endurance22 encontrou a embarcação a 3.008 metros de profundidade no Mar de Weddell.

Continua após a publicidade

A equipe responsável pela descoberta disse ter feito história ao concluir com sucesso a busca de naufrágios mais desafiadora do mundo. “Realizamos importantes pesquisas científicas em uma parte do mundo que afeta diretamente o clima e o meio ambiente global”, acrescentou John Shears, líder da expedição.

O Endurance tinha 43 metros de comprimento e comportava três mastros. Em 1915, Shackleton pretendia tornar sua expedição a primeira a alcançar o continente congelado. Mas a embarcação ficou presa quando o gelo marinho de Weddell começou a ficar espesso.

Conforme o gelo ficou mais grosso, ele começou a esmagar o navio, então a equipe de Shackleton abandonou a embarcação, pois inevitavelmente ela afundaria assim que o gelo derretesse. O grupo conseguiu sobreviver porque remou 1.300 km até a ilha de Geórgia do Sul em um bote baleeiro.

Continua após a publicidade

As imagens compartilhadas pela nova expedição, mostram o navio relativamente inteiro, com o letreiro “Endurance” estampado na popa do navio, acompanhado de uma estrela e o convés traseiro. Durante os registros, o drone submarino não tocou o Endurance.

A embarcação é considerada histórica para o Tratado da Antártida, um acordo assinado por doze países, incluindo o Brasil, responsável por regular qualquer atividade dentro e ao redor da Antártida.

Fonte: Endurance22, Via Futurism