Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo documentário da Netflix vai mostrar parceria da NASA com a SpaceX

Por| Editado por Patricia Gnipper | 18 de Março de 2022 às 15h20

Link copiado!

SpaceX/YouTube
SpaceX/YouTube
Tudo sobre NASA

A produção Return To Space é um novo documentário da Netflix, que retrata como a NASA e a SpaceX trabalharam juntas para levar astronautas norte-americanos à Estação Espacial Internacional (ISS). O trailer do documentário foi divulgado nesta quinta-feira (17) e os assinantes da gigante de streaming podem conferi-lo no catálogo no dia 7 de abril.

O documentário promete trazer imagens nunca vistas antes da colaboração entre a NASA e SpaceX para avançar os recursos de voos espaciais dos Estados Unidos. O trailer já adianta um pouco do que esperar: apesar de ser breve, conferimos algumas imagens das instalações de produção da SpaceX na Califórnia, imagens espetaculares da órbita e conversas com Elon Musk, CEO da empresa, e com os astronautas da missão Demo-2 — a primeira missão tripulada, ainda em caráter de testes, realizada nesta parceria.

Confira:

Continua após a publicidade

O lançamento da Demo-2, ocorrido em maio de 2020, deu início a uma nova era dos voos espaciais dos Estados Unidos. É que aquela missão representou o primeiro lançamento de astronautas a bordo da cápsula Crew Dragon com um foguete Falcon 9 à ISS, mostrando a plena capacidade da empresa em assumir a tarefa. Além do grande sucesso em seu lançamento e retorno, a Demo-2 abriu o caminho para novas missões espaciais tripuladas dos Estados Unidos.

Aquele voo foi um teste que, além de servir como uma demonstração do sistema de transportes tripulado da SpaceX, marcou também o fim da dependência dos EUA nos veículos espaciais da Rússia, que vinha acontecendo desde 2011, com o fim do programa dos ônibus espaciais. Através da parceria com a SpaceX, os Estados Unidos puderam voltar a levar seus astronautas ao laboratório orbital com naves nacionais e lançamentos em solo estadunidense.

Hoje, menos de dois anos depois, a SpaceX já levou mais de 10 astronautas à estação — atualmente, a ISS abriga os astronautas Kayla Barron, Matthias Maurer, Tom Marshburn e Raja Chari, tripulantes da missão Crew-3, a terceira operacional realizada pela empresa. Além deles, há também os cosmonautas Anton Shkaplerov e Pyotr Dubrov, junto do norte-americano Mark Vande Hei.

Continua após a publicidade

Já no ano passado, a SpaceX lançou a missão Inspiration4 à órbita da Terra com a cápsula Crew Dragon. A empreitada foi financiada pelo bilionário Jared Isaacman e contou com quatro tripulantes totalmente civis, sem nenhum astronauta profissional acompanhando-os. Os bastidores da missão foram retratados em cinco episódios da sérieCountdown: Inspiration4 Mission To Space, também da Netflix.

Fonte: Netflix; Via: Space Explored