Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Equipamento para a Rússia gravar o 1º filme direto do espaço já está na ISS

Por| Editado por Patricia Gnipper | 05 de Julho de 2021 às 14h20

Link copiado!

cookelma/Envato
cookelma/Envato

No ano passado, a agência espacial russa Roscosmos declarou querer tornar a Rússia o primeiro país da história a gravar um filme no espaço. O país planeja começar as filmagens ainda neste ano, e parecem estar mais próximo de dar início à produção. Na última sexta-feira (5), a Rússia lançou a nave cargueira MS-17 rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), que levou suprimentos e equipamentos de filmagem para lá.

A nave foi lançada por um foguete Soyuz-2.1a do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, e se acoplou ao laboratório orbital durante a manhã após alguns “sustos”, causados por um satélite e fragmento de um foguete da SpaceX, que tinham o risco de passar perigosamente perto da nave. De acordo com documentos da Roscosmos, entre os 1.000 kg de suprimentos levados, havia cerca de 13 kg de equipamentos de filmagem.

Continua após a publicidade

Produzido pelo estúdio Yellow, Black and White, um dos maiores do país, o longa russo irá abordar um "drama espacial". Ainda não há muitos detalhes do enredo e outras informações, mas já sabemos que o filme irá contar com a atriz Yulia Peresild e Klim Shipenko na direção da produção, junto de Dmitry Rogozin, diretor da Roscosmos, como co-produtor do filme.

Segundo a Roscosmos, a ideia da produção é "popularizar as atividades espaciais da Rússia e glorificar a profissão de cosmonauta". Esta não é a primeira produção já feita pela Rússia no espaço: no ano passado, a Roscosmos anunciou que estava filmando a série documental Space Explorers: the ISS Experience, que iria mostrar a vida dos cosmonautas no espaço para proporcionar uma experiência de imersão ao público, que se sente parte das atividades e da rotina no espaço.

Mas claro que os Estados Unidos não ficariam atrás na empreitada de levar a sétima arte além da Terra. Em paralelo, norte-americanos também estão trabalhando em uma produção própria, igualmente feita no espaço. Para isso, o ator Tom Cruise se juntou à NASA e a Elon Musk, CEO da SpaceX, para gravar um filme na ISS. Também não há muitos detalhes sobre o longa, mas já foi divulgado que o ator está incluído no cronograma de um voo que será lançado rumo à ISS neste ano, em outubro.

Fonte: SpaceDaily