Publicidade

Equipamento para a Rússia gravar o 1º filme direto do espaço já está na ISS

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
cookelma/Envato
cookelma/Envato

No ano passado, a agência espacial russa Roscosmos declarou querer tornar a Rússia o primeiro país da história a gravar um filme no espaço. O país planeja começar as filmagens ainda neste ano, e parecem estar mais próximo de dar início à produção. Na última sexta-feira (5), a Rússia lançou a nave cargueira MS-17 rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), que levou suprimentos e equipamentos de filmagem para lá.

A nave foi lançada por um foguete Soyuz-2.1a do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, e se acoplou ao laboratório orbital durante a manhã após alguns “sustos”, causados por um satélite e fragmento de um foguete da SpaceX, que tinham o risco de passar perigosamente perto da nave. De acordo com documentos da Roscosmos, entre os 1.000 kg de suprimentos levados, havia cerca de 13 kg de equipamentos de filmagem.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Produzido pelo estúdio Yellow, Black and White, um dos maiores do país, o longa russo irá abordar um "drama espacial". Ainda não há muitos detalhes do enredo e outras informações, mas já sabemos que o filme irá contar com a atriz Yulia Peresild e Klim Shipenko na direção da produção, junto de Dmitry Rogozin, diretor da Roscosmos, como co-produtor do filme.

Segundo a Roscosmos, a ideia da produção é "popularizar as atividades espaciais da Rússia e glorificar a profissão de cosmonauta". Esta não é a primeira produção já feita pela Rússia no espaço: no ano passado, a Roscosmos anunciou que estava filmando a série documental Space Explorers: the ISS Experience, que iria mostrar a vida dos cosmonautas no espaço para proporcionar uma experiência de imersão ao público, que se sente parte das atividades e da rotina no espaço.

Mas claro que os Estados Unidos não ficariam atrás na empreitada de levar a sétima arte além da Terra. Em paralelo, norte-americanos também estão trabalhando em uma produção própria, igualmente feita no espaço. Para isso, o ator Tom Cruise se juntou à NASA e a Elon Musk, CEO da SpaceX, para gravar um filme na ISS. Também não há muitos detalhes sobre o longa, mas já foi divulgado que o ator está incluído no cronograma de um voo que será lançado rumo à ISS neste ano, em outubro.

Fonte: SpaceDaily

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*