Destaques da NASA: luz vermelha, Lua e + nas fotos astronômicas da semana
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
Chegou o momento de conferir as fotos que a NASA destacou no site Astronomy Picture of the Day ao longo da semana. Uma delas mostra a beleza da Lua fotografada junto de uma montanha repleta de neve na Suécia, e outra traz nosso satélite natural ocultando Vênus.
Os registros restantes revelam uma luz avermelhada registrada na França, uma grande aurora boreal observada na Groenlândia e, claro, muito mais.
Confira:
Sábado (11/11) — Luz vermelha no céu
Um grande arco avermelhado apareceu no céu de França após anoitecer, e foi registrado na foto abaixo. Trata-se de um arco auroral estável (SAR), um fenômeno pouco comum.
Arcos como este costumam ser vistos em regiões a baixas latitudes junto de auroras boreais, que acontecem após tempestades geomagnéticas fortes.
Domingo (12/11) — Lua e montanha
Esta foto mostra a Lua na fase minguante gibosa. Ela acontece quando um pouco mais da metade da sua superfície está iluminada pelo Sol.
Poucos dias após a foto, a Lua avançou para a fase crescente e, depois, para a nova. Por sorte, um avião estava voando na região bem no momento do clique, deixando a foto ainda mais incrível.
- Leia também: As 8 fases da Lua | Como reconhecer cada uma delas?
Segunda-feira (13/11) — Galáxia Andrômeda
A galáxia Andrômeda (M31) foi fotografada quando faltava pouco para desaparecer por trás dos alpes suíços, formando a cena abaixo:
Esta é a galáxia mais distante visível a olho nu. Em alguns bilhões de anos, a Via Láctea e Andrômeda vão colidir.
- Saiba mais sobre a foto da galáxia M31
Terça-feira (14/11) — Planetas e a Lua
Júpiter e Vênus brilharam junto da Lua, visíveis no céu da Sicília. Quando a foto foi feita, a grande parte da superfície lunar aparece iluminada graças ao chamado Earthshine, a luz refletida pela superfície e nuvens na Terra.
Na foto, Júpiter e Vênus aparecem do lado esquerdo e direito, respectivamente. Estes mundos se aproximam (em nossa perspectiva) cerca de uma vez por ano.
- Saiba mais sobre a foto da galáxia Andrômeda
Quarta-feira (15/11) — Nebulosa do Caranguejo
A Nebulosa do Caranguejo (M1) é um remanescente de supernova que fica a 6.500 anos-luz de nós, que já foi observado por vários telescópios. Um deles é o Hubble, que capturou a foto abaixo.
Ela foi formada pela explosão de uma estrela massiva, e sua estrutura ainda está em expansão.
- Saiba mais sobre a foto da nebulosa M1
Quinta-feira (16/11) — Lua ocultando Vênus
Observadores no hemisfério norte puderam conferir recentemente uma ocultação de Vênus pela Lua. Durante o evento, nosso satélite natural pareceu passar à frente do planeta.
A composição acima, fotografada durante uma manhã na Polônia, mostra as diferentes etapas da ocultação.
- Saiba mais sobre a foto da ocultação de Vênus pela Lua
Sexta-feira (17/11) — Aurora boreal
Após uma tempestade magnética forte, observadores em Qeqertaq, na Groenlândia, puderam conferir uma grande aurora boreal brilhando no céu.
As auroras são fenômenos luminosos formados pelas interações entre as partículas do Sol e as moléculas na atmosfera. Por isso, suas cores variam de acordo com os gases presentes a diferentes altitudes.
- Saiba mais sobre a foto da aurora na Groenlândia
Fonte: APOD