Publicidade

Destaques da NASA: nebulosa, aurora e + nas fotos astronômicas da semana

Por| Editado por Patricia Gnipper | 16 de Dezembro de 2023 às 09h00

Link copiado!

NASA, ESA, CSA/W.Ostling,Telescope Live/G.Cobianchi
NASA, ESA, CSA/W.Ostling,Telescope Live/G.Cobianchi

Chegou o momento de conferir a mais recente seleção de fotos destacadas pela NASA. As imagens selecionadas na última semana estão bem diversas: por aqui, apareceram um vídeo do Sol, uma nebulosa de formato curioso, uma aurora boreal para lá de colorida e muito mais.

Outras imagens espetaculares mostram a beleza de meteoros flagrados juntos de um aglomerado estelar. No fim desta matéria, você encontra uma galeria de fotos.

Confira:

Continua após a publicidade

1. Meteoros e aglomerado estelar das Plêiades

O fotógrafo Jean-Francois Graffand registrou o aglomerado estelar das Plêiades sobre a cordilheira dos Pirineus franceses. Por sorte, ele conseguiu flagrar também o rastro de um meteoro, que parece atravessar o aglomerado de estrelas.

2. Constelação da Ursa Maior

A foto de Steve Cullen traz o brilho das estrelas Alkaid, Mizar, Alioth, Megrez, Phecda, Merak e Dubhe, que juntas, formam a constelação conhecida como Ursa Maior. Elas parecem se mover na mesma direção, o que sugere que talvez pertençam a um aglomerado estelar que estaria a apenas 75 anos-luz da Terra.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Ciclo solar

Enquanto monitora a atividade do Sol com o observatório Solar Dynamics, a NASA conseguiu imagens abaixo que mostram as diferenças de atividade em nosso astro: no lado esquerdo, o Sol está com baixa atividade, mas no direito brilha intensamente.

É fundamental acompanhar tais mudanças, pois elas causam efeitos significativos tanto a Terra quanto no Sistema Solar.

Continua após a publicidade

📷 Leia mais: ciclo solar é a foto astronômica de segunda-feira (11)

3. Aurora boreal e Via Láctea

O fotógrafo Giulio Cobianchi registrou, de uma só vez, a beleza da Via Láctea e de uma aurora boreal colorida, que estão acompanhadas do aglomerado estelar das Plêiades, Marte e muito mais. O clique foi feito nas ilhas Lofoten, na Noruega.

📷 Leia mais: brilho da aurora e da Via Láctea são foto astronômica de terça-feira (12)

Continua após a publicidade

4. Nebulosa do Coração

O telescópio Hubble fez vários registros incríveis, e um deles traz a Nebulosa do Coração. Encontrada a 7.500 anos-luz da Terra, ela é uma nebulosa de emissão que brilha em fortes tons de vermelho, vindos do hidrogênio gasoso em sua estrutura. Esta nebulosa também é chamada de IC 1805, e tem um aglomerado estelar em seu interior.

📷 Leia mais: Nebulosa do Coração é a foto astronômica de quarta-feira (13)

5. Cassiopeia A

Continua após a publicidade

Uma estrela massiva a 11 mil anos-luz da Terra chegou ao fim do seu ciclo e explodiu em uma supernova espetacular. Os restos desta explosão formaram Cassiopeia A, um remanescente de supernova observado pelo telescópio James Webb.

📷 Leia mais: Cassiopeia A é a foto astronômica de quinta-feira (14)

6. Estrela Betelgeuse

Há alguns dias, a estrela Betelgeuse ficou temporariamente menos brilhante. O motivo? É que uma rocha espacial vinda do Cinturão de Asteroides a ocultou em nossa perspectiva de observação, diminuindo sua luz temporariamente. Além de ser pouco comum, o fenômeno ajudou cientistas a estudarem as características de Betelgeuse.

Continua após a publicidade

📷 Leia mais: estrela Betelgeuse é a foto astronômica de sexta-feira (15)

Confira a galeria de fotos

Fonte: APOD