Publicidade

Destaque da NASA: Nebulosa do Coração é a foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Dezembro de 2023 às 17h47

Link copiado!

William Ostling, Telescope Live
William Ostling, Telescope Live

A Nebulosa do Coração está na foto destacada pela NASA nesta quarta-feira (13) no site Astronomy Picture of the Day. Ela foi catalogada como IC 1805, e tem formato que, para alguns, lembra o de um coração humano — daí vem seu apelido.

Muito do brilho avermelhado dela é produzido pelo hidrogênio gasoso, o principal elemento em sua estrutura. A imagem mostra também algumas áreas amareladas e azuladas vindas do silício e oxigênio, respectivamente.

Confira:

Continua após a publicidade

No interior deste coração cósmico, está o aglomerado estelar Melotte 15. Elas têm cerca de 1,5 milhão de anos, o que significa que são jovens em termos astronômicos. Além disso, a luz energética destas estrelas está desgastando alguns dos pilares de poeira da nebulosa.

Por fim, o canto inferior direito da foto traz a Nebulosa da Cabeça de Peixe, catalogada como IC 1795. Esta grande nuvem de poeira forma novas estrelas em seu interior, e pode ser encontrada a pouco mais de 6 mil anos-luz da Terra.

A Nebulosa do Coração

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

A Nebulosa do Coração fica a cerca de 7.500 anos-luz do nosso planeta na constelação de Cassiopeia, visível no hemisfério norte. Ela foi descoberta em 1787 por William Herschel, astrônomo que descobriu a radiação infravermelha.

A IC 1805 é classificada como uma nebulosa de emissão, objetos que são nuvens de gases ionizados que emitem luz própria em comprimentos de onda da luz visível. Um dos tipos mais comuns de nebulosa de emissão ocorre quando o gás interestelar é ionizado por estrelas próximas.

Além de estender por uma área quatro vezes maior que o diâmetro da Lua na fase cheia, esta nebulosa é bastante colorida. Por isso, ela é um dos objetos mais procurados por astrônomos amadores.

Fonte: APOD