Publicidade

Destaque da NASA: ocultação de Betelgeuse é a foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 15 de Dezembro de 2023 às 14h23

Link copiado!

Sebastian Voltmer
Sebastian Voltmer

A estrela Betelgeuse foi oculta temporariamente pelo asteroide 319 Leona na terça-feira (12), o que diminuiu seu brilho de forma significativa. O evento aparece na foto destacada pela NASA no site Astronomy Picture of the Day nesta sexta-feira (15).

Leona 319 mede 55 km de diâmetro e faz parte do Cinturão de Asteroides, entre Marte e Júpiter. A imagem abaixo é uma composição que mostra Betelgeuse antes (esquerda) e depois (direita) da ocultação, destacando a mudança em sua luz causada pela rocha espacial.

Confira a diferença:

Continua após a publicidade

A ocultação durou 15 segundos, e foi bastante aguardada por astrônomos, já que um evento do tipo acontecendo em uma estrela tão conhecida quanto Betelgeuse é algo extremamente raro. Além disso, a ocultação representou uma oportunidade para cientistas estudarem a fotosfera da estrela.

O fenômeno foi visível para quem estava em uma faixa estreita que se estendeu do centro México central ao sudeste da Flórida e da Europa.

A estrela Betelgeuse

Continua após a publicidade

Também chamada de Alpha Orionis, Betelgeuse é uma das maiores e mais brilhantes estrelas do céu. Ela pode ser encontrada no “ombro esquerdo” na constelação de Órion, o Caçador, com brilho alaranjado.

Betelgeuse é uma estrela supergigante vermelha, classe formada por aquelas que estão chegando ao fim dos seus ciclos. Ela fica a cerca de 700 anos-luz da Terra e tem aproximadamente 10 milhões de anos, sendo muito mais jovem do que nosso Sol. Como é brilhante e está perto da Terra, Betelgeuse é uma das estrelas mais estudadas.

Em 2019, ela passou a brilhar menos e chamou a atenção de cientistas, que se perguntaram se ela estaria prestes a explodir em supernova. Depois, astrônomos descobriram que não era o caso: ela escureceu porque liberou material pelo espaço e formou uma nuvem de poeira que bloqueou sua luz por algum tempo.

Fonte: APOD