Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaques da NASA: eclipse solar, galáxias e + nas fotos astronômicas da semana

Por| Editado por Luciana Zaramela | 20 de Abril de 2024 às 09h00

Link copiado!

David Duarte/Neil Corke/Demison Lopes
David Duarte/Neil Corke/Demison Lopes

O eclipse solar continua rendendo fotos belíssimas — algumas delas, inclusive, apareceram nas fotos destacadas pela NASA em seu site Astronomy Picture of the Day. Outro destaque é um vídeo feito David Duarte, brasileiro que acompanhou o fenômeno nos Estados Unidos.

Como de costume, nebulosas e galáxias também fazem parte do compilado. Uma das imagens mostra detalhadamente uma galáxia do tipo espiral que, por sorte, aparece de frente em nossa perspectiva. Nada mau, né?

Confira informações e curiosidades sobre as fotos e não se esqueça de conferir a galeria no fim desta matéria!

Continua após a publicidade

1. Sombra do eclipse solar parcial

Eclipses solares parciais são incríveis, mas para vê-los em segurança é preciso proteger os olhos ou usar algum método de observação indireta. Foi o que a fotógrafa Lori Haffelt registrou em 8 de abril: naquele dia, ocorreu um eclipse solar que, na Flórida, foi visto como parcial. Ela fotografou a sombra do Sol projetada através das folhas de uma palmeira, que serviram como uma câmera pinhole.

2. Vídeo do eclipse solar

Agora, que tal recordar como foi o fim do eclipse solar? É o que mostra um vídeo de David Duarte, que é membro do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL). 

Ele registrou o fenômeno no Texas, nos Estados Unidos, e capturou alguns fenômenos interessantes antes de o Sol reaparecer por trás da Lua.

3. Galáxia do Cigarro

A galáxia M82, conhecida como Galáxia do Cigarro, tem grande quantidade de gás e poeira no seu centro. Encontrada na constelação da Ursa Maior, M82 forma estrelas a um ritmo dez vezes maior que o da Via Láctea como resultado de um encontro com M81, galáxia espiral vizinha. 

Continua após a publicidade

📷 Leia mais: Galáxia do Cigarro é a foto astronômica de segunda-feira (15)

4. Explosão estelar

Outro objeto que apareceu por aqui é o Remanescente de Supernova da Vela, os restos de uma explosão estelar ocorrida há 11 mil anos na constelação homônima. O evento foi violento e deixou para trás um pulsar, um tipo de estrela densa e quente que completa mais de 10 voltas ao redor de si a cada segundo.

📷 Leia mais: remanescente de supernova é foto astronômica de terça-feira (16) 

Continua após a publicidade

5. Eclipse solar e cometas

O eclipse solar no início do mês foi especial por vários motivos — um deles é que, durante o evento, os cometas 12P/Pons-Brooks e o SOHO-5008 ficaram visíveis. A má notícia é que o primeiro ficou mais escuro que o esperado, e o outro se aproximou tanto do Sol que se desintegrou. Ver dois cometas durante um eclipse solar é algo incomum.  

📷 Leia mais: eclipse solar é a foto astronômica de quarta-feira (17) 

6. Galáxia

Continua após a publicidade

A galáxia NGC 1232, também espiral, apareceu nos destaques da semana. Seu disco mede quase 200 mil anos-luz, e podemos admirar sua estrutura detalhadamente porque a galáxia aparece de frente em nossa perspectiva. Nem sempre os astrônomos conseguem observar objetos de forma tão favorável!

📷 Leia mais: galáxia espiral é a foto astronômica de quinta-feira (18) 

7. Nebulosa Carina

Chegamos ao fim do compilado com uma imagem da Nebulosa Carina, encontrada a mais de 7 mil anos-luz da Terra. Trata-se de uma grande região de formação estelar na Via Láctea que é também o lar de estrelas jovens e massivas — entre tais estrelas, está o sistema Eta Carinae, que explodiu no passado e permaneceu visível no céu por dias.

Continua após a publicidade

📷 Leia mais: nebulosa é a foto astronômica de sexta-feira (19)

Clique para ver a galeria de fotos

Fonte: APOD