Publicidade

Destaque da NASA: galáxias espirais são foto astronômica do dia

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Neil Corke
Neil Corke

A galáxia NGC 1232 está na foto astronômica destacada pela NASA nesta quinta-feira (18). Trata-se de uma galáxia encontrada a quase 47 milhões de anos-luz de nós na constelação de Eridanus, o Rio Erídano. Devido à nossa perspectiva de observação, nós a vemos de frente.

Ela se estende por quase 200 mil anos-luz e é um ótimo exemplo de galáxia do tipo espiral. Você pode ver todos os detalhes dela na foto destacada, que mostra a estrutura da NGC 1232 e suas cores. 

A imagem mostra que a galáxia é marcada por tons de amarelo, presentes do núcleo aos braços espirais, que vêm da luz das estrelas mais antigas por lá. Já as regiões azuladas indicam aglomerados estelares jovens

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Apesar de NGC 1232 ser o astro da foto — com o perdão pelo trocadilho —, uma outra galáxia completa a cena. Estamos falando de NGC 1232A, uma galáxia espiral barrada a 300 milhões de anos-luz de nós.

Ela parece ser uma vizinha da NGC 1232, mas claro, está bem mais distante. Por isso, aparece bem menor em comparação com a NGC 1232. 

Galáxias espirais

Apesar das diferentes distâncias, as galáxias NGC 1232 e NGC 1232 têm algo em comum: assim como a Via Láctea, elas são do tipo espiral, categoria que inclui a maior parte das galáxias conhecidas. As galáxias deste tipo são conhecidas por suas estruturas complexas, marcadas por um bojo central e denso cercado por um disco em estrutura espiral.

Normalmente, as galáxias espirais têm halos presentes acima e abaixo dos seus discos. Já nas espirais barradas, seus braços não seguem em direção ao centro, mas sim rumo às pontas de uma estrutura de barra feita de estrelas.

As galáxias espirais mais impressionantes são aquelas voltadas para a Terra, como a NGC 1232. Entretanto, nem sempre os astrônomos têm a sorte de encontrar galáxias em perspectiva tão favorável para nós; quando encontram alguma que é vista na lateral, por exemplo, só o lado externo de um dos braços galácticos é visível.

Fonte: APOD