Publicidade

Céu de abril | Cometa e chuva de meteoros estão entre eventos astronômicos

Por  • Editado por Luciana Zaramela |  • 

Compartilhe:
Evgeni Tcherkasski/Pixabay
Evgeni Tcherkasski/Pixabay

Em abril, uma série de conjunções planetárias tornam o céu mais interessante durante as madrugadas, mas essa não é a única atração. No final do mês, vai acontecer uma das chuvas de meteoros mais aguardadas do ano, além da possibilidade de observarmos o 12P/Pons–Brooks, popularmente conhecido como “Cometa do Diabo".

Eventos astronômicos de abril

O mês contará com eventos especiais, como a chuva de meteoros Líridas, uma das mais populares devido às suas bolas de fogo. Também há grandes expectativas para o cometa 12P/Pons-Brooks, que pode ficar visível principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Infelizmente, o eclipse solar total do dia 8 de abril não vai ser visível no nosso hemisfério; portanto, o principal fenômeno do mês vai ficar fora de nossa lista. Por outro lado, as conjunções vão fornecer boas observações para os entusiastas e astrofotógrafos de plantão — aliás, você mesmo pode tentar fotografar os planetas com um celular.

Planetas

Abaixo, você confere quando e onde os planetas mais fáceis de observar estarão visíveis durante o mês de abril.

  • Vênus: a “Estrela Vespertina” vai estar visível por volta das 6h até o Sol surgir, ofuscando o brilho do planeta. Para encontrá-lo, basta olhar na direção do nascer do Sol, ao leste. É preciso um horizonte desobstruído para observar;
  • Marte: o Planeta Vermelho também vai surgir ao Leste, mas bem mais cedo que Vênus, tornando-se fácil de observar por volta das 4h30;
  • Saturno: completando o trio da madrugada, Saturno estará bem alinhado com Vênus e Marte, surgindo bem antes de Vênus, ao Leste; Vai haver uma conjunção no início do mês, conforme veremos adiante;
  • Júpiter: ao contrário dos demais, este planeta vai aparecer ao anoitecer, desaparecendo no oeste por volta das 19h na mesma direção do pôr do Sol.

Conjunção entre Marte, Saturno e Lua (06/04)

Os planetas são alguns dos objetos mais brilhantes do céu noturno, por isso é sempre interessante vê-los bem pertinho uns dos outros. No início do mês, teremos uma oportunidade de apreciar esse tipo de evento.

A partir das 4h10, Marte e Saturno vão estar próximos da Lua, que por sua vez, vai estar na fase Minguante — ela vai aparecer no céu como um pequeno traço no formato de um sorriso. Para observar em lugares onde o horizonte está obstruído, o ideal é esperar até 5h30 e olhar em direção ao Leste.

Continua após a publicidade

Conjunção entre Vênus e Lua (07/04)

No dia seguinte, a Lua vai estar um pouco mais próxima do Sol, ou seja, vai nascer mais perto do amanhecer ao lado de Vênus. Este vai ser o último dia antes da Lua Nova, portanto, vai haver apenas um risquinho, tornando a visão ainda mais interessante.

Conjunção entre Júpiter e Lua (10/04)

Dessa vez, a Lua vai estar no lado Oeste, desaparecendo no horizonte por volta das 19h, acompanhada de Júpiter. Procure observá-la quando o céu estiver escurecendo.

Continua após a publicidade

Periélio do “Cometa do Diabo” (21/04)

Na reta final do mês, o cometa 12P/Pons-Brooks vai atingir o periélio (ponto de sua órbita em que mais se aproxima do Sol antes de voltar a se afastar), ficando mais perto de nossa estrela do que a Terra.

Essa aproximação deve tornar o cometa mais brilhante, mas nós, habitantes do hemisfério Sul, não vamos ter muitas oportunidades de observá-lo com facilidade.

Continua após a publicidade

Teremos que procurá-lo imediatamente após o pôr do Sol, em áreas com horizonte desobstruído, e torcer para que esteja brilhante o suficiente.

Apesar do periélio ocorrer no dia 21, vale a pena tentar observá-lo durante todo o final do mês, principalmente porque o cometa pode explodir, ganhando ainda mais luminosidade.

Chuva de meteoros Lirídeos (21 a 22/04)

A chuva de meteoros Líridas vai iluminar os céus entre os dias 16 e 25 de abril, com pico nas madrugadas de 21 e 22 de abril. No entanto, há um obstáculo: a Lua quase cheia pode ofuscar um pouco a visualização dos meteoros mais fracos.

Continua após a publicidade

Para observar, busque o radiante (a direção de onde os meteoros parecem surgir) próximo à estrela Vega, na direção Norte.

No hemisfério Sul, o radiante vai ser visível só após a meia-noite. A expectativa é de 18 meteoros por hora — incluindo bolas de fogo. A dica é esperar até as 3h, quando a Lua está prestes a se por. 

Fases da Lua em abril de 2024

Continua após a publicidade

Abaixo, você confere as principais fases da Lua durante o mês de janeiro e o horário em que cada uma acontece:

  • Lua minguante: 1º de abril, às 00h14;
  • Lua Nova: 8 de abril, às 15h20;
  • Lua crescente: 15 de abril, às 16h13;
  • Lua Cheia: 23 de abril, às 20h48.