Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: última selfie da sonda InSight é a foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 04 de Novembro de 2022 às 17h06

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech

A foto destacada pela NASA nesta sexta-feira (4) no site Astronomy Picture of the Day revela a última “selfie” capturada pela sonda InSight, em Marte. Devido ao excesso de poeira cobrindo os painéis solares do lander, a NASA se prepara para se despedir desta missão, que proporcionou uma série de descobertas sobre Marte e seu interior.

A imagem final da sonda foi capturada em abril, e mostra a grande quantidade de poeira cobrindo os painéis solares da InSight. O acúmulo era tanto que afetou consideravelmente a produção de energia, e a equipe da missão decidiu colocar o braço robótico dela na chamada “pose de aposentadoria”, como uma tentativa de economizar energia.

Veja a foto:

Continua após a publicidade

A grande quantidade de poeira é resultado das fortes tempestades de areia ocorridas em Marte, ao longo da missão. Os painéis solares já estavam repletos de partículas, mas uma tempestade ocorrida em janeiro acabou deixando-os ainda mais cobertos.

O ocorrido afetou a produção de energia da sonda já naquela época, e a equipe da missão decidiu colocá-la no modo de segurança. Já em fevereiro, ela voltou a produzir energia suficiente para retomar suas operações por mais algum tempo.

A missão InSight em Marte

Continua após a publicidade

Lançada em maio de 2018, a missão Interior Exploration using Seismic Investigations, Geodesy and Heat Transport (INSIGHT) chegou a Marte em novembro daquele ano. O objetivo principal era estudar o interior do Planeta Vermelho, para que os cientistas entendessem melhor as camadas de Marte e as comparassem com o que se sabe sobre outros planetas.

Um dos instrumentos principais dela é uma sonda térmica carinhosamente chamada de “toupeira”, que não pôde ser usada. Ela precisava afundar no solo para funcionar, mas quando o lander pousou em Marte, o solo era diferente do que o previsto. Desde então, a InSight vem operando em sua missão estendida, acompanhando tremores sísmicos no planeta.

Após tantos anos em Marte, a produção de energia da InSight vem caindo, impulsionada pela poeira levada aos seus painéis solares com o vento. A equipe da missão decidiu trabalhar com a InSight pelo maior tempo possível com a energia que restou, mas já se preparam para encerrá-la. O fim da missão será declarado somente quando a InSight perder duas sessões de comunicação seguidas com as naves na órbita de Marte.

Fonte: APOD