Sonda InSight detecta maior abalo sísmico já registrado em Marte

Por| Editado por Rafael Rigues | 10 de Maio de 2022 às 13h10

NASA/JPL-Caltech
Tudo sobre NASA

A sonda InSight, da NASA, detectou o maior abalo sísmico já registrado em Marte, ou em qualquer outro planeta além da Terra. Com magnitude estimada em 5, o abalo sísmico aconteceu no dia 4 de maio, mas os pesquisadores da missão precisam analisar ainda mais os dados para entender detalhes do evento, que pode revelar informações sobre o interior do Planeta Vermelho.

O “martemoto” (o equivalente ao terremoto da Terra) aconteceu no 1.222º dia marciano (Sol) da missão, aumentando o catálogo da sonda para mais de 1.313 abalos sísmicos registrados desde que ela chegou à superfície do planeta em novembro de 2018. Até então, os tremores mais intensos atingiram pouco mais de 4 em magnitude.

A InSight conta com um sismômetro altamente sensível, desenvolvido pelo Centre National d'Études Spatiales (CNES), para estudar o interior marciano. Ele detecta as ondas sísmicas que passam ou refletem na crosta, manto e núcleo do planeta, determinando a profundidade e composição dessas camadas.

O fenômeno geológico em Marte pode revelar não apenas suas estruturas internas, mas também ajudar a entender a formação de outros mundos rochosos como a própria Terra e até mesmo a Lua. Em comparação aos abalos sísmicos terrestres, um evento de magnitude 5 é considerado de médio tamanho.

Ainda assim, o martemoto está bem próximo ao limite superior esperado pelos cientistas durante missão. Agora as equipes da NASA e do CNES estudarão mais a fundo os dados da InSight para obter detalhes como a localização, a natureza do tremor e o que ele pode revelar sobre o interior de Marte.

Bruce Banerdt, líder da missão no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, disse que este martemoto certamente fornecerá uma visão do planeta como nenhum outro evento. “Os cientistas analisarão esses dados para aprender coisas novas sobre Marte nos próximos anos”, ressaltou Banerdt.

A InSight concluiu sua missão principal no final de 2020, mas a NASA estendeu suas atividades. No entanto, ela sofre com as tempestades de areia em Marte, que têm bloqueado seus painéis solares e diminuído seus níveis de energia. A agência espacial norte-americana disse que a sonda sobreviverá ao menos até o fim do ano.