Publicidade

NASA começa a se despedir da InSight após 4 anos de missão em Marte

Por| Editado por Patricia Gnipper | 02 de Novembro de 2022 às 16h59

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Prestes a completar quatro anos após seu pouso em Marte, a InSight começa a ser preparada para encerrar sua missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Ao longo do tempo, a poeira carregada pelas tempestades cobriu os painéis solares da sonda quase por completo e lhe resta pouco tempo de vida útil.

A equipe da NASA responsável pela missão trabalha para deixar tudo pronto para a “morte” da InSight. Para isso, alguns passos são fundamentais, e talvez o mais importante seja armazenar seus dados e torná-los acessíveis a pesquisadores de todo o mundo.

Esses dados contam a história do núcleo líquido de Marte, dos remanescentes variáveis de seu campo magnético quase extinto gravados na superfície, da atividade de "terremotos" — mais de 1.300 detectados pela InSight — e muitos outros fenômenos naturais de lá.

Continua após a publicidade

Do conjunto de sensores do sismômetro, apenas os mais sensíveis ainda estavam operando, disse Liz Barrett, que lidera as operações de ciência e instrumentos da equipe do JPL, acrescentando: “Estamos levando isso até o fim”. A equipe ainda ganhou um tempinho extra em setembro graças à pouca quantidade de tempestades de areia.

Entretanto, essa sobrevida não se prolongou até janeiro de 2023, como os mais otimistas cogitaram. Além da InSight, a NASA também aposentará o ForeSight, uma espécie de réplica em tamanho real da InSight que é mantida no Laboratório de Instrumentos In-Situ do Jet Propulsion Laboratory.

Engenheiros usavam o ForeSight para praticar manobras e técnicas — por exemplo, maneiras de colocar instrumentos científicos na superfície marciana com o braço robótico da InSight. Agora, o ForeSight será encaixotado e armazenado.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Fim da InSight

Quando a InSight perder duas tentativas consecutivas de comunicação com a Mars Relay Network (conjunto de satélites colocados em órbita do Planeta Vermelho para mediar a comunicação entre as sondas em solo e a Terra), a NASA declarará a missão como encerrada.

Não haverá medidas para tentar restabelecer o contato com a InSight. A única exceção é caso as falhas nas tentativas de comunicação acontecerem por causa de outros fatores.

Fonte: NASA