Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sonda InSight faz sua última selfie em Marte

Por| Editado por Rafael Rigues | 25 de Maio de 2022 às 15h40

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech

A sonda InSight, da NASA, registrou sua última selfie em Marte no dia 24 de abril deste ano . Seus painéis solares estão tão cobertos de poeira e a capacidade de produção de energia da sonda está tão baixa que o braço robótico, responsável pelo registro, será colocado na chamada “pose de aposentadoria” para poupar energia.

A InSight pousou em Marte em 26 de novembro de 2018 e deste então vem fornecendo dados fundamentais para que a ciência compreenda melhor sobre a crosta e o núcleo do Planeta Vermelho. Atualmente ela está sua fase de trabalho estendida, após completar sua missão de um ano marciano (687 dias terrestres).

Continua após a publicidade

Na última selfie da InSight, a sonda aparece bem mais coberta de poeira do que na primeira feita pouco após sua chegada ao planeta, em dezembro de 2018. E mais ainda do que em sua segunda selfie, feita com um conjunto de imagens registradas entre março e abril de 2019.

Em janeiro deste ano, após uma intensa tempestade de areia em Marte, seus painéis solares, que já estavam cobertos de poeira, ainda ficaram mais bloqueados. Com isto, seu abastecimento de energia ficou comprometido e a equipe responsável pela missão decidiu colocar a sonda em modo de segurança.

Em fevereiro, seus painéis solares voltaram a produzir energia. Embora pouca, era o suficiente para a sonda conseguir voltar a trabalhar. Segundo a equipe da NASA, a sonda conseguirá coletar dados científicos por mais alguns meses, mas diante do acúmulo de poeira em seus painéis nestes mais de três anos sobre a superfície marciana, tudo indica que a missão da InSight durará apenas até o fim deste ano.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA