Sonda InSight faz sua última selfie em Marte

Sonda InSight faz sua última selfie em Marte

Por Wyllian Torres | Editado por Rafael Rigues | 25 de Maio de 2022 às 15h40
NASA/JPL-Caltech

A sonda InSight, da NASA, registrou sua última selfie em Marte no dia 24 de abril deste ano . Seus painéis solares estão tão cobertos de poeira e a capacidade de produção de energia da sonda está tão baixa que o braço robótico, responsável pelo registro, será colocado na chamada “pose de aposentadoria” para poupar energia.

A InSight pousou em Marte em 26 de novembro de 2018 e deste então vem fornecendo dados fundamentais para que a ciência compreenda melhor sobre a crosta e o núcleo do Planeta Vermelho. Atualmente ela está sua fase de trabalho estendida, após completar sua missão de um ano marciano (687 dias terrestres).

Na última selfie da InSight, a sonda aparece bem mais coberta de poeira do que na primeira feita pouco após sua chegada ao planeta, em dezembro de 2018. E mais ainda do que em sua segunda selfie, feita com um conjunto de imagens registradas entre março e abril de 2019.

Em janeiro deste ano, após uma intensa tempestade de areia em Marte, seus painéis solares, que já estavam cobertos de poeira, ainda ficaram mais bloqueados. Com isto, seu abastecimento de energia ficou comprometido e a equipe responsável pela missão decidiu colocar a sonda em modo de segurança.

Para efeitos de comparação, esta é a primeira selfie da InSight, registrada no final de 2018 (Imagem: Reprodução/NASA)

Em fevereiro, seus painéis solares voltaram a produzir energia. Embora pouca, era o suficiente para a sonda conseguir voltar a trabalhar. Segundo a equipe da NASA, a sonda conseguirá coletar dados científicos por mais alguns meses, mas diante do acúmulo de poeira em seus painéis nestes mais de três anos sobre a superfície marciana, tudo indica que a missão da InSight durará apenas até o fim deste ano.

Fonte: NASA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.