Publicidade

Chegada da espaçonave Starliner à ISS é registrada por astronautas; veja fotos!

Por  • Editado por  Rafael Rigues  | 

Compartilhe:
Samantha Cristoforetti/ESA
Samantha Cristoforetti/ESA

Astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional registraram nesta sexta-feira (20) a chegada da espaçonave Starliner, da Boeing, ao laboratório orbital. É a primeira vez que a empresa consegue acoplar sua nave, sem tripulação, à ISS, mais de dois anos após a primeira tentativa, em dezembro de 2019.

A missão Orbital Flight Test 2 (OFT-2) da Boeing é um importante teste para avaliar se a nave está pronta para levar astronautas até a ISS para a NASA. A astronauta Samantha Cristoforetti, da Agência Espacial Europeia, publicou uma sequência de imagens em seu Twitter com a chegada da Starliner ao laboratório orbital.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Na primeira imagem de Cristoforetti, a nave aparece ainda como um pequeno ponto luminoso distante da ISS com a escuridão do espaço profundo bem atrás dela. Em outras duas, a Starliner já aparece bem próxima e, em duas fotos seguintes, ela está conectada à porta de ancoragem do módulo Harmony.

Enquanto a astronauta europeia registrava a chegada da nave, os astronautas da NASA Kjell Lindgren e Robert Hines acompanhavam a operação para garantir que tudo acontecia conforme o programado. "A Starliner está linda na frente da estação espacial", disse Hines ao Controle de Missão.

O cosmonauta russo Sergey Korsakov também fez alguns belos registros da chegada da Starliner à ISS. Na primeira foto, também compartilhada em seu Twitter, a Starliner estava bem próxima ao laboratório orbital, logo atrás de uma nave de carga Cygnus, da Northrop Grumman.

As "listras" ao fundo da segunda imagem feita pelo cosmonauta são estrelas, resultado da longa exposição à medida que a ISS viaja ao redor da Terra a uma velocidade média de 27.700 km/h. "Muito bem, Starliner!", acrescentou Korsakov em sua publicação.

Finalmente na ISS

A missão OFT-2 foi lançada no dia 19 de maio por um foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA), a partir do Complexo de Lançamento 41 da Estação da Força Espacial dos EUA em Cabo Canaveral, na Flórida. Ao todo, a Starliner passará cinco dias acoplada a ISS para que seu desempenho seja analisado.

Continua após a publicidade

Em 2014, além da Starliner, a NASA escolheu a espaçonave Crew Dragon, da SpaceX, para enviar seus astronautas de e para a ISS. A Crew Dragon realiza esta tarefa rotineiramente desde maio de 2020, mas a Starliner atravessou uma série de falhas em seus testes que adiaram seu trabalho para a agência norte-americana.

No primeiro teste de voo da Starliner (OFT-1), no final de 2019, a nave não conseguiu alcançar a órbita programada por causa de uma falha em seu sistema. Em julho de 2021, na primeira tentativa de lançamento da OFT-2, a nave sequer foi lançada devido a um problema nas válvulas do sistema de propulsão.

Após meses de investigação, a equipe de engenheiros da Starliner pensou que todas as falhas estivessem resolvidas, mas ainda assim, durante o voo da última sexta alguns pequenos problemas surgiram. Dois dos 12 propulsores principais falharam no início da missão e outros dois desligaram enquanto a nave “estacionava” na ISS.

Continua após a publicidade

Além disso, os engenheiros precisaram driblar um sistema de dissipação de calor mais frio que o programado, mas eles garantiram que nenhuma destas novas falhas comprometeu a missão. A Starliner foi aberta pelos astronautas da ISS no sábado (21).

A cápsula transportou cerca de 226,7 kg de suprimentos e equipamentos, e segundo a Boeing deixará a ISS no dia 25 de maio, próxima quinta-feira, para pousar no White Sands Space Harbor, que fica no Novo México. No entanto, este plano pode mudar dependendo das condições climáticas no local de pouso no dia previsto.

Fonte: Space.com