Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nave de carga é rebatizada para homenagear Katherine Johnson, matemática da NASA

Por| 04 de Fevereiro de 2021 às 22h00

Link copiado!

ShareAmerica
ShareAmerica

Em 20 de fevereiro, a Northrop Grumman lançará a nave cargueira Cygnus com destino à Estação Espacial Internacional (ISS). O lançamento será feito com o foguete Antares, e terá o objetivo de levar suprimentos e experimentos ao laboratório orbital. Então, para celebrar o trabalho de Katherine Johnson, famosa matemática da NASA, além do Mês da História Negra, a empresa decidiu renomear a nave como S.S. Katherine Johnson.

Em um comunicado, a Northrop Grumman explica que faz parte da tradição nomear as naves Cygnus com nomes de pessoas que tiveram papel essencial nos voos espaciais tripulados: “em celebração do Mês da História Negra, a Northrop Grumman anuncia o nome da nave NG-15 Cygnus como uma honra a Katherine Johnson, matemática da NASA que superou barreiras de raça e gênero”, diz a publicação.

Continua após a publicidade

Assim, a S.S. Katherine Johnson será lançada por um foguete Antares e levará mais de 3 toneladas de experimentos científicos, suprimentos e hardware para a tripulação da Expedição 64. Após passar dois meses acoplada à estação, a nave vai decolar e deixar alguns pequenos satélites na órbita antes de seguir para a reentrada na atmosfera da Terra.

Johnson faleceu aos 101 anos em fevereiro de 2020, e foi uma das mulheres que trabalhou como um “computador humano” para a National Advisory Committee for Aeronautics, a agência que antecedeu a NASA, na tarefa de realizar os cálculos necessários para os engenheiros avançarem no trabalho aeronáutico. Após a fundação da NASA, ela passou a atuar no Space Task Group para calcular as trajetórias orbitais e suborbitais para os primeiros voos espaciais tripulados dos Estados Unidos — tanto que a data do lançamento da Cygnus coincide com a marca dos 59 anos do lançamento da missão Mercury, quando o astronauta John Glenn se tornou o primeiro norte-americano a orbitar a Terra — algo que só foi possível com o notável trabalho de Johnson.

Ela foi, ainda, a primeira mulher da área creditada por um relatório de pesquisa e, após se aposentar, foi homenageada com as medalhas Presidential Medal of Freedom e Congressional Gold Medal, além de ter seu nome também nas instalações de pesquisa computacionais da NASA. “O trabalho dela na NASA literalmente levou os americanos para o espaço, e seu legado inspira jovens mulheres negras todos os dias”, finaliza o comunicado.

Continua após a publicidade

Essa é a segunda nave Cygnus que recebe o nome de algum pioneiro espacial negro: a primeira foi a S.S. Robert Lawrence, que leva o nome do primeiro americano negro a ser selecionado como astronauta. O lançamento da S.S. Robert Lawrence ocorreu em fevereiro de 2020.

Fonte: Space.com, Northrop Grumman