Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Banheiro da nave é interditado e astronautas da Crew-2 usarão "roupa íntima"

Por| Editado por Patricia Gnipper | 01 de Novembro de 2021 às 15h20

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

Os tripulantes da missão Crew-2 serão os próximos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) a retornar para a Terra, mas, nesta viagem, eles não poderão contar com um sistema crucial: o banheiro da nave Crew Dragon "Endeavour". O banheiro está interditado por conta do incidente com a nave usada durante a missão Inspiration4, que acabou espalhando urina na cápsula — e o mesmo problema foi identificado na Endeavour.

A SpaceXredesenhou a estrutura de seu sistema de banheiro espacial para evitar o inconveniente nas missões futuras. No entanto, a falha só poderá ser reparada aqui em solo. Então, em vez de usar o banheiro, os quatro astronautas usarão uma “roupa íntima” para absorver suas eventuais necessidades fisiológicas. Esta roupa é capaz de fazer o gerenciamento de resíduos e há muito tempo é usada para este propósito, por baixo de trajes espaciais.

Continua após a publicidade

Fazem parte da Crew-2 os astronautas da NASA Shane Kimbrough e Meghan McArthur, o astronauta da agência espacial japonesa (JAXA) Akihiko Hoshide e o astronauta Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA). Eles chegaram à ISS em abril deste ano e deveriam retornar no próximo dia 4 de novembro. No entanto, o adiamento do lançamento da missão Crew-3, que teria acontecido no último dia 31, provocou uma mudança no retorno da Crew-2.

Tanto a NASA quanto a SpaceX estão trabalhando para encurtar o tempo que leva para uma tripulação da Crew Dragon retornar à Terra. No ano passado, quando o primeiro voo tripulado da empresa de Elon Musk — a missão Demo-2 —, retornou, foram mais de 19 horas para que os dois tripulantes pousassem. Na missão seguinte — a Crew-1 —, este tempo foi menor, pouco menos de 6,5 horas. Para o próximo pouso, as equipes esperam recuperar os astronautas em até uma hora após a amerrisagem — quando a nave pousa sobre o mar.

Portanto, os tripulantes da Crew-2 só poderão retornar à Terra quando a equipe da missão Crew-3 chegar à ISS, que tem agora como meta de lançamento a próxima quarta-feira (3).

Fonte: Space.com