Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX reforma banheiro da Crew Dragon; incidente espalhou urina na espaçonave

Por| Editado por Patricia Gnipper | 26 de Outubro de 2021 às 17h30

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

Em setembro, a SpaceX realizou a primeira viagem orbital contando apenas com civis a bordo — a missão Inspiration4. Os quatro tripulantes passaram três orbitando a Terra e realizando uma série de experimentos dentro da nave Crew Dragon e, apesar do sucesso da missão, a tripulação precisou lidar um problema no vaso sanitário da cápsula espacial. Agora, a empresa de Elon Musk revelou um redesenho do banheiro para reparar a falha, que acabou espalhando urina no interior da espaçonave.

Segundo Bill Gerst, consultor da SpaceX e ex-chefe de voos espaciais humanos da NASA, o tubo responsável por enviar a urina coletada para um contêiner se quebrou. A peça quebrada fez com a urina vazasse e, em seguida, atingisse um ventilador, sujando tudo ao seu redor. Agora, o novo desenho da latrina incluirá um sistema totalmente soldado, para que problemas como este não se repitam.

Continua após a publicidade

Preocupada que a falha acontecesse em outras cápsulas Crew Dragon, a SpaceX conduziu alguns testes de verificação com a cápsula ancorada na Estação Espacial Internacional (ISS), com o auxílio dos astronautas a bordo. A equipe confirmou que o banheiro daquela nave apresentava o mesmo problema enfrentado pela missão Inspiration4, e havia urina dentro da cápsula.

A situação nada agradável e higiênica acaba se tornando perigosa, pois, no espaço, a urina pode se misturar com outra substância química chamada oxon, e essa interação poderia corroer a nave por dentro. A SpaceX, então, realizou outros testes nos quais os pesquisadores mergulharam peças de alumínio em uma mistura de oxon-urina, mas descobriram que a corrosão era mínima e acontecia por conta da baixa umidade na estação.

Apesar do inconveniente, o problema foi reparado e serviu para confirmar que a Crew Dragon é resistente a xixi. Menos mal, mas vale a reforma no banheiro mesmo assim, certo?

Fonte: Futurism