Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crew-2: SpaceX lança mais quatro astronautas à ISS a bordo da nave Crew Dragon

Por| 23 de Abril de 2021 às 07h15

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

[ATUALIZAÇÃO]: A tripulação da Crew-2 chegou à Estação Espacial Internacional na manhã de sábado, com acoplamento autônomo da Crew Dragon e dentro do previsto. Agora, a ISS abriga 11 pessoas, enquanto os membros da Crew-1 não retornam à Terra. 

Abaixo, você lê a notícia original na íntegra:

No início da manhã desta sexta-feira (23), os quatro astronautas da missão Crew-2, a bordo da nave Crew Dragon, foram lançados por um foguete Falcon 9 e, agora, seguem viagem rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). Essa é a terceira vez que a SpaceX obtém sucesso em um lançamento tripulado, fruto da parceria comercial que a e empresa de Elon Musk firmou com a NASA.

Continua após a publicidade

A primeira viagem espacial tripulada realizada pela SpaceX com a NASA foi a Demo-2, em maio do ano passado, quando dois astronautas norte-americanos participaram desta missão de teste na ISS. O sucesso garantiu que a SpaceX realizasse, então, a primeira missão tripulada verdadeiramente operacional — a Crew-1 —, em novembro do ano passado. Sendo assim, a Crew-2 é a segunda missão operacional desta parceria, mas a terceira viagem tripulada no histórico da SpaceX.

A cobertura da NASA começou na madrugada, às 2h30 (horário de Brasília), com a tradicional transmissão ao vivo que a agência espacial costuma fazer mostrando todos os momentos dos bastidores até o lançamento, que aconteceu às 6h49 conforme o planejado.

A Crew-2 é composta pelos astronautas Shane Kimbrough e Megan McArthur, da NASA, ao lado de Akihiko Hoshide, da Agência Espacial Japonesa (JAXA) e Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA). O quarteto deve chegar à ISS às 6h10 de sábado (24), sendo que, mais uma vez, o acoplamento da cápsula à ISS será feito de maneira autônoma. Então, a abertura da escotilha da estação está prevista para as 8h15 do mesmo dia.

Continua após a publicidade

Quando isso acontecer, eles serão recebidos pelos astronautas da Expedição 65, que chegaram lá no dia 9 de abril, e também pelos membros da Crew-1, que estão na ISS desde novembro do ano passado e já estão no final de sua missão.

A Crew-1 deve partir da ISS no dia 28 de abril, trazendo seus quatro astronautas de volta à Terra, enquanto os tripulantes da Crew-2 viverão na ISS pelos próximos seis meses, onde realizarão diversos experimentos científicos, além de atividades de manutenção da estação.

Abaixo, você pode assistir à reprise da live da NASA com o lançamento da Crew-2:

Continua após a publicidade

Fonte: NASA